Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Provas SARESP 2018: confira as datas e o formato da avaliação

Provas SARESP 2018: confira as datas e o formato da avaliação
As datas do Saresp já foram confirmadas pela Secretaria da Educação. (Foto: Divulgação)
As provas SARESP 2018 estão sendo aguardadas pelos alunos da rede pública de ensino do estado de São Paulo. Essa avaliação pretende fazer um diagnóstico da educação básica paulista. Confira as datas do exame neste ano e veja dicas de preparação.

O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é uma prova organizada pela Secretaria da Educação. Mais de 1 milhão de alunos, matriculados no Ensino Fundamental e Ensino Médio, são avaliados.

Quando serão aplicadas as provas SARESP 2018?


De acordo com um anúncio da Secretaria da Educação, as provas SARESP 2018 serão aplicadas nos dias 27 e 28 de novembro (terça e quarta-feira). Estudantes paulistas de 5 mil escolas participarão dessa avaliação.

O exame será aplicado nos três turnos, ou seja, nos períodos da manhã, da tarde e da noite. Dessa forma, os alunos das séries indicadas não ficarão sem fazer a prova.

Cada sala de aula onde acontecerá o Saresp contará com um professor aplicador, responsável por garantir a transparência do processo. Fiscais externos e representantes de pais também estarão presentes na escola nos dois dias de prova.

Quem precisa fazer o Saresp?


As provas do Saresp são destinadas aos alunos da rede pública de ensino, que estão matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. No caso das três primeiras séries citadas, a aplicação do exame é feita por amostragem.

A prova também é aberta para escolas municipais, particulares, centros de educação tecnológica e SESI. As instituições só precisam manifestar interesse previamente e estar de acordo com os pré-requisitos, como ter pelo menos 18 alunos matriculados por ano/série.

Qual conteúdo será cobrado no Saresp?


Provas vão avaliar conhecimentos de Português e Matemática. (Foto: Divulgação)

O conteúdo das provas seguirá as Matrizes de Referência para Avaliação. Esse documento considera que estudantes do 5º, 7º e 9º anos (Ensino Fundamental) e 3ª série do Ensino Médio devem fazer provas objetivas de múltipla escolha. Já os alunos matriculados no 3º ano do Ensino Fundamental devem construir as respostas, portanto, precisam resolver questões dissertativas.

No primeiro dia de prova, 27 de novembro, os alunos do 3º e 5º ano do Ensino Fundamental farão a prova de Língua Portuguesa. Nesse mesmo dia, as demais séries avaliadas farão as provas de Matemática.

Já no segundo dia de prova, 28 de novembro, a aplicação acontecerá de forma inversa. Os estudantes do 3º e 5º ano resolverão as questões de Matemática e os jovens matriculados nos 7º e 9º ano (Ensino Fundamental) e 3º ano do Ensino Médio terão que responder a prova de Língua Portuguesa.

Formato da avaliação


As crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, antiga 2ª Série, terão três horas e meia para fazer as provas do Saresp. O formato é o seguinte:

  • Língua Portuguesa: 8 questões dissertativas e 5 de múltipla escolha
  • Matemática: 13 questões dissertativas e 5 de múltipla escolha


Os demais grupos de aluno terão que resolver uma prova com o seguinte formato:

  • Matemática: 24 questões objetivas de múltipla escolha
  • Língua Portuguesa: 24 questões objetivas de múltipla escolha 

Boletins de resultados


O Saresp não gera um boletim individual por aluno. Ele considera todas as notas dos estudantes para definir uma média. Depois, é possível consultar esse resultado no site oficial da avaliação.


Esses boletins estão separados no sistema por rede estadual, rede municipal, escolas particulares e escolas técnicas. Para conferir o desempenho das escolas paulistas nos anos anteriores, clique aqui.

Última edição do Saresp


A edição 2017 do Saresp registrou uma melhora no Ensino Médio das escolas da rede estadual. A medição, que em 2016 foi de 2,30, subiu para 2,36. De acordo com a Secretaria da Educação, essa pontuação é a mais elevada desde 2008. Ela serve de indicador para mostrar uma leve melhora no ensino.

No que diz respeito ao ciclo II do Ensino Fundamental, o Saresp 2017 também identificou um crescimento em comparação com a marca de 2016. A pontuação subiu de 2,93 para 3,21.

O resultado não foi positivo para o ciclo I. A prova, que avalia a qualidade da educação paulista, mostrou que houve uma queda nas notas: de 5,40, registrado em 2016, foi para 5,33.

Sobre o Saresp


O Saresp é uma prova que vem sendo aplicada anualmente no estado de São Paulo desde 1996. Ele funciona como principal instrumento de avaliação da Secretaria da Educação. É através desse exame que se define o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

As escolas, cujos alunos apresentam bom desempenho no Saresp, são recompensadas, assim como os professores, que recebem bônus.

E aí? Você ainda tem dúvidas com relação às provas SARESP 2018? Então acesse o site da Secretaria da Educação.

Postar um comentário

0 Comentários