Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Aprenda como montar seu primeiro currículo

 

COMO MONTAR SEU PRIMEIRO CURRÍCULO

Preciso colocar foto no currículo? Será que pega bem deixar ele colorido? Incluir muita informação mostra que tenho experiência?


Essas são algumas perguntas que você pode ter pensado ao montar seu primeiro currículo. A solução? Ouvimos especialistas para dar dicas assertivas sobre como criar esse documento.


Antes de tudo...no começo precisa estar em destaque seu nome completo, cidade onde vive e formas de contato como email e telefone. Você pode inserir um link direcionando para seu perfil no LinkedIn ou para seu portfólio (coleção de todos os seus trabalhos em andamento ou já realizados).


Em seguida, faça uma introdução de um paragráfo de três a cinco linhas descrevendo seu perfil, quais são suas experiências e competências que considerar relevante para a vaga que for se candidatar.


Pode ser sucinto, as informações serão necessárias para o recrutador bater o olho e saber quem você é, diz Maria Eduarda Silveira, especialista em recrutamento e seleção e fundadora da Bold HR, consultoria de recursos humanos.


No campo de formação acadêmia e qualificações, coloque o nome da escola ou faculdade que cursou, a data de início e conclusão. Você também pode destacar quais disciplinas foram relevantes para seu desenvolvimento profissional.


Liste habilidades e competências que podem ser tantos técnicas (nível de conhecimento em determinada ferramenta, por exemplo, Excel avançado) como comportamentais (atitudes do profissional que são importantes no ambiente de trabalho, como capacidade de liderança, boa comunicação, sabe trabalhar em equipe, entre outras).


↪ Pode colocar algumas informações complementares como idiomas, cursos, certificações, hobbies e interesses, diz Mariana d'Avila, analista sênior de recrutamento e seleção no Hurb, agência de viagens online.


No histórico profissional, mencione quais empresas já trabalhou, qual foi seu período nessa companhia e descreva quais foram suas responsabilidades no cargo.


Ainda não tem experiência no mercado de trabalho? Atividades extracurriculares também contam como experiência, elas são importante para avaliar como o candidato se posiciona e o que vem construindo do ponto de vista de carreira, diz Silveira.


↪ Participações em feiras, em empresas júniores e realização de trabalhos vonluntários são alguns exemplos.


Atenção:

  • Cuidado com erros de português e de digitação;
  • Menos é mais, uma página com todas as informações acima e postas de maneira organizada é o ideal;
  • Seu currículo conta uma história, coloque suas experiências e formações na ordem da mais recente para a mais antiga;
  • Evite colocar imagens ou muitas cores;
  • Não inclua dados pessoais como RG ou CPF;
  • O endereço não precisa ser completo, apenas o bairro, cidade e estado.


Seis dúvidas respondidas sobre CV:

Precisa colocar uma foto minha? Não é necessário, coloque apenas se na descrição da vaga for solicitada.

Onde posso montar meu currículo? O Word e a plataforma Canva tem modelos gratuitos que podem ser personalizados.

Como devo salvar o arquivo? Opte sempre por salvar no formato PDF e nomeie com seu nome completo + o cargo que está se candidatando.

Qual a melhor formatação? Prefira as fontes tradicionais como arial ou times new roman, use o tamanho 12 e coloque em negrito os campos de introdução, histórico profissional e acadêmico.

Posso colocar os links das minhas redes sociais? O LinkedIn é bem-vindo, principalmente por ser uma rede profissional. Se você usar outra mídia social como o Instagram para a divulgação do seu trabalho ou de algum projeto paralelo também pode ser incluído, diz Amanda Cardoso, coordenadora de aquisição de talentos na Gupy, software de recrutamento e seleção digital.

Devo mecionar a pretensão salarial? Só quando a vaga pedir para colocar. Caso isso aconteça, sinalize o quanto gostaria de receber e deixe em aberto que está disposto a conhecer mais sobre a função e os benefícios do cargo. Isso mostra que o candidato está focando em seu desenvolvimento profissional e não somente na remuneração, diz Silveira.


PERGUNTE AO RECRUTADOR

Especialista responde dúvidas sobre processo seletivo e busca por emprego

Maria Eduarda Silveira, especialista em recrutamento e seleção e fundadora da Bold HR, consultoria de recursos humanos - Divulgação

O que os recrutadores olham em um currículo?

"O currículo é o primeiro contato para o recrutador entender o que o candidato faz, quais as áreas de especialidade dele, quais tipos de experiências tem e quais tipos de problema ele resolve, ou seja, em quais situações ele pode agregar para aquele empregador. Ao olhar um currículo, eles irão buscar uma visão geral do profissional, para que seja possível entender melhor os diferenciais e potencialidades dessa pessoa num segundo momento, que é o da entrevista.


Outro ponto relevante é usar palavras-chave da sua área de atuação, isso pode chamar a atenção dos recrutadores assim que eles baterem olho no seu currículo. Porém, não basta inserir as informações de qualquer jeito, é importante que elas sejam disponibilizadas de forma clara e organizada para facilitar a compreensão da sua trajetória.


Sugiro que os candidatos sempre tenham em mente que o currículo já é um sinalizador do modo como a pessoa organiza suas ideias, por isso é importante preparar com o cuidado que ele merece".

Postar um comentário

0 Comentários