Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Devo buscar uma efetivação ou novas experiências?

Devo buscar uma efetivação ou novas experiências?
Pode ser que você esteja fazendo um estágio em uma empresa bacana e satisfeito com o que faz. Mas pode bater a dúvida: será que não é mais vantajoso abrir as asas e buscar outras oportunidades?

Traçamos pontos de atenção para te ajudar a avaliar se é o momento de buscar uma efetivação em sua empresa atual ou se seria melhor aproveitar para ir atrás de novas experiências. Acompanhe:

Oportunidade de carreira

Como sua empresa atual incentiva a permanência e o progresso de seus funcionários? Isso também vale para estagiários? Pensando sobre sua carreira a longo prazo, pode ser vantajoso permanecer no mesmo lugar por possibilidades de promoções e ascensão salarial, oportunidade de transitar entre áreas, perspectiva de crescimento da própria companhia e outros fatores que podem te ajudar a se consolidar como um grande profissional.

Informações sobre oportunidade de carreira não devem ser subjetivas ou interpretadas: na verdade, elas devem ser discutidas com gestores ou estarem documentadas em um plano que funcione para toda a empresa ou por áreas. É por isso que você deve prezar pelo diálogo com sua liderança tocando sobre o assunto de tempos em tempos.

Se sua empresa atual não possui planos estruturados para sua permanência, pode ser que faça sentido começar a busca por novas oportunidades em lugares no qual seu progresso de carreira seja mais claro.

Curva de aprendizado

Mais uma vez pensando sobre sua carreira a longo prazo, você deve avaliar se as atividades que exerce no seu dia a dia estão acrescentando novos conhecimentos e habilidades que serão estratégicos para o grande profissional que você se tornará.
Quando começa algo novo, sua curva de aprendizado cresce exponencialmente conforme você vai aprendendo a lidar com outras atividades em sua rotina. O problema é que chega uma hora em que, se não existem novidades no que você faz, essa curva começa a cair até atingir um patamar em que você para de aprender.

O começo da carreira de qualquer profissional deve ser guiado por experiências que construirão um portfólio de conhecimentos estratégicos para a ascensão profissional. Se você sente que seu atual estágio não proporciona o suficiente e uma efetivação não mudaria isso, pode cogitar conquistar novas vagas no mesmo lugar ou em outras empresas.

Salário e benefícios não competitivos

Esses dois pontos não necessariamente definem satisfação nem perspectiva de crescimento profissional, mas também não devem ser descartados na hora de avaliar se você deve buscar uma efetivação ou novas oportunidades.

Cada pessoa possui seus próprios contextos relacionados à vida financeira e pode ser que você seja a pessoa que banca a própria vida universitária. Em casos no qual salário e benefícios mais competitivos sejam de maior interesse no curto prazo, ponderar uma nova oportunidade em outra empresa que te satisfaça financeiramente é uma boa opção.

Reputação da empresa no mercado

Você levará consigo as empresas por onde você passar, isso é inevitável. Trabalhar em grandes empresas com reputações positivas no mercado pode te ajudar a conquistar vagas mais competitivas ao longo de sua carreira e também é uma oportunidade de desenvolver um networking com profissionais renomados.

Pode ser que seja benéfico dar alguns passos para trás ao assumir uma posição com menor remuneração se a empresa tem um nome forte na área em que você atua.

Satisfação com o clima

A qualidade no clima do escritório onde você trabalha é diretamente proporcional à sua felicidade no dia a dia e à sua vontade de continuar ali assumindo novos desafios e responsabilidades.

Você deve avaliar se a cultura da sua atual empresa combina com você e se sua visão e valores fazem sentido em relação a como você pensa e se posiciona. Não estar alinhado com o lugar onde está inserido fará com que em algum momento a insatisfação bata à sua porta e tornará sua rotina mais pesada.
Fonte: Love Mondays

Postar um comentário

0 Comentários