Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Araraquara, SP, fecha 1,5 mil postos de trabalho em um ano, aponta Caged

Araraquara, SP, fecha 1,5 mil postos de trabalho em um ano, aponta Caged
Araraquara (SP) fechou 1.557 postos de trabalho entre abril de 2017 a abril 2018. Os dados são do Cadastro Nacional de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho.

Destas vagas, 77% (1.202) foram no setor de serviços. Segundo o sociólogo Mauricio Ricci, isso acontece porque o setor não exige especialização.

“É o setor mais atingido porque exige baixa qualificação e em momentos de crise essa população acaba sendo afetada”, afirmou.

Perda de vagas em 3 anos
Segundo o balanço do Caged, de 2015 a 2017, Araraquara perdeu 4.347 postos de trabalhos.

Entre as pessoas que ficaram desempregadas neste período está José Manoel Silva. O último registro na carteira de trabalho dele é de 2015 e, desde que perdeu o emprego de maquinista, ele vive de bicos.

Com isso a situação vai se complicando a cada dia que passa. No ano passado, chegou a ser preso por não pagar pensão. Agora, corre o risco de ser despejado.

Sem conseguir um emprego fixo, ele partiu para a propaganda e colou cartazes em vários estabelecimentos comerciais para oferecer seus serviços, em uma tentativa de sustentar a família.

“Serviços gerais, limpeza, portaria que eu tenho experiência, o que aparecer, na situação que está não dá para escolher”, disse.

De acordo com Ricci, o alto desemprego acaba impactando nos serviços públicos.

“Muitas pessoas que perderam o seu emprego, acabam perdendo também os benefícios que eles tinham nas empresas. Então, o setor público tem que atender essa demanda, tanto de educação como aqueles que tinham atendimento na saúde particular e tem que procurar o sistema público inchando esses serviços”, explicou.