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Pack de 188 Currículos + Bônus - Word Editável Download Grátis

 


O currículo é o primeiro contato com o recrutador, então ele precisa ser primoroso. Mas com tantos detalhes, não é fácil acertar de primeira. Saiba tudo que um currículo perfeito precisa ter e baixe um nosso pack editável!


O currículo – ou curriculum vitae – é o primeiro contato com o recrutador, então ele precisa ser primoroso. Mas com tantos detalhes, não é fácil acertar de primeira. Saiba tudo que esse documento precisa ter e baixe um modelo de currículo customizável!


A primeira coisa que você precisa saber sobre currículos: fazê-los não é uma tarefa rápida. Mas a boa notícia é que, embora exija tempo, não é algo misterioso. Para te ajudar, disponibilizamos um modelo de currículo e um passo a passo de cada etapa dele!


É esse o objetivo desse texto, ensinar quem está no início da carreira e ainda tem poucas experiências para contar como redigir o currículo e também escrever uma carta de apresentação que impressione.


À primeira vista parece intimidante, é verdade. Mas seguindo nosso passo a passo e usando nosso modelo de currículo, não tem erro – essa tarefa vai ficar bem mais fácil!


Se quiser já pode abaixar o pack no link abaixo, mas leia a matéria completa sobre elaboração de currículo.



A função do currículo – ou, curriculum vitae

Antes de baixar o modelo de currículo, é interessante entender o objetivo principal desse documento: ele é um reflexo de quem você é como profissional e deve mostrar de forma resumida o que você fez, o que aprendeu, e o que sabe fazer.


O curriculum vitae serve para colocar seu pé na porta e garantir uma entrevista, momento em que você vai ter a oportunidade de expor melhor sua personalidade e falar sobre tudo que ficou de fora.


Mas, em um primeiro momento, é analisando o seu currículo que os recrutadores vão tentar entender se você tem os atributos e o perfil para a vaga em questão – se vai acontecer o chamado match entre os dois. É aí que o especialista decide se você avança ou não no processo seletivo. Ou seja, é um documento bem importante! Então, sua dedicação vale muito a pena.


O que colocar no currículo de início de carreira?

Muitos jovens que estão no começo da carreira se veem em um dilema na hora de fazer o currículo: o que colocar no campo “experiência profissional” se nunca trabalhei, ou só fiz um estágio? Deixo o resto em branco? Apago essa seção?


No início, quando ainda não temos um histórico de trabalhos para colocar no papel, a solução é simples: pense em tudo que você já fez e o que ajudou a moldar e enriquecer sua trajetória profissional, mesmo que não tenha sido um emprego formal ou remunerado.


Com certeza você passou por muitas experiências que exigiram dedicação e o ajudaram a desenvolver novos conhecimentos e habilidades. É hora de refletir sobre elas. Isso significa colocar na mesa trabalhos voluntários, projetos paralelos ou universitários, viagens ou atuações em empresas juniores, entre outras possibilidades, para decidir o que compõe sua história. Quais experiências fizeram você crescer e por quê?


Para enriquecer cada vez mais seu currículo, procure sempre se capacitar, tocar projetos próprios e outras experiências que possam dar uma amostra do seu potencial. Enquanto a primeira oportunidade de emprego não acontece, tente criar você mesmo suas oportunidades!


O que mais importa, garantem os recrutadores, é trazer uma trajetória coerente, mostrando o que você já conquistou e que habilidades empregou para chegar lá – principalmente, se elas se relacionam com a vaga em questão.



Use o método STAR para descrever as experiências no currículo

O método STAR, utilizado por profissionais de recursos humanos no mundo todo, pode te ajudar refletir sobre as experiências que já viveu, e definir quais vão entrar no seu currículo (e como).


Aqui, é importante entender que quando o recrutador analisa um candidato à vaga, ele quer saber se ele tem o perfil e as competências necessárias para os desafios daquela função – de novo, o match!


Portanto, vai querer saber como você pensa, como lida com desafios, como resolve problemas… Para mostrar isso ao recrutador, exemplos são melhores que palavras. E por isso é tão importante incluir as experiências certas. Ou seja, aquelas que tem relevância para a posição que você está tentando conseguir.


STAR significa Situação, Tarefa, Ação e Resultado. A proposta é pensar nas suas experiências a partir de quatro considerações. Pensar nas seguintes perguntas facilita a escolha de casos para contar e também te ajuda a resumi-los no currículo.

  • Qual era seu contexto? (situação)
  • Quais eram suas responsabilidades? (tarefa)
  • Frente a isso, o que você fez? (ação)
  • Quais foram os resultados da sua ação? (resultado)

Essas reflexões são úteis não só para você entender como descrever as experiências no seu currículo, mas também como conversar com o recrutador sobre elas. Uma dica: métricas e números chamam atenção, então tente usá-los para demonstrar suas conquistas.


A seguir, separamos alguns exemplos de experiências explicadas por meio do método STAR (algumas delas colocamos no seu modelo de currículo):


Exemplo 1: Esporte universitário

Fui capitã do time de handebol feminino da faculdade e tinha a função de liderar, motivar e manter o espírito colaborativo de uma equipe de mais de dez pessoas. Nosso time teve o melhor resultado histórico da faculdade nesta modalidade e chegamos pela primeira vez à final dos jogos universitários municipais.


Exemplo 2: AIESEC

Na AIESEC, minha área tinha que bater uma meta de 200 intercâmbios sociais para estudantes no semestre. Minha função era liderar esse time, vendendo as oportunidades para os alunos da faculdade. Após trabalharmos muito bem a parte de divulgação e conseguir o número inscritos, tínhamos que convertê-los. Ligamos para 15 jovens por dia e destes, convertemos cerca de 10 para a sessão informativa. Conseguimos 190 intercâmbios no semestre.


Exemplo 3: Empresa júnior

Na EJ, tínhamos que organizar nosso tradicional Fórum de Mercado Financeiro, que reúne estudantes da cidade para assistir a palestras de profissionais do mercado. Por meio de parcerias inéditas fechadas pelo time de que fiz parte, conseguimos realizar um evento duas vezes maior que o do ano anterior.


Se você ainda não baixou o pack de currículo...



Forma ideal de fazer currículo

Agora já ficou claro que, mesmo no início de carreira, você provavelmente tem material suficiente para montar um bom currículo, certo? Então vamos começar.


Primeiro, um bom currículo exige uma formatação simples e uma edição impecável, sem um único erro de português. Não importa sua profissão ou a posição, disso nenhum recrutador discordará.


Comece pelos dados básicos: nome, endereço e contatos pessoais, que ficam no cabeçalho. A estrutura do currículo vem em seguida e se divide em sete partes, que aparecem nessa ordem:

  1. Objetivo
  2. Formação
  3. Experiência
  4. Outras atividades
  5. Habilidades
  6. Idiomas
  7. Referências

Um currículo tradicional, usado por quem já tem mais tempo no mercado, traz as experiências profissionais antes da formação. No começo da carreira, no entanto, quando suas vivências são majoritariamente acadêmicas, é melhor invertê-los para dar destaque aos seus estudos e desenvolvimento.


Seção 1 do currículo: Objetivo

O objetivo, também conhecido como objetivo ‘profissional’, deve contar com uma ou duas frases que resumem o tipo de oportunidade que você está procurando. Não é a parte mais relevante do currículo, mas como muitas pessoas acabam entregando algo genérico (ou nada), esforçar-se aqui pode ser uma chance de se destacar.


Esse momento também é uma boa chance de refletir se aquela vaga combina com seu perfil, já que atirar para todos os lados pode não ser uma boa estratégia. De um lado está você, que talvez não veja valor genuíno naquela oportunidade, e do outro está o recrutador, que pode enxergar essa falta de alinhamento rapidamente. Então, reflita com calma. Qual é seu objetivo nesse momento? Aprender algo novo na sua área, entender como funciona uma startup, desenvolver suas capacidades analíticas? O que você de fato quer?


É claro que você, no início da carreira, não precisa ter 100% de clareza sobre o que está procurando. Não tem problema. Ainda assim, busque usar termos como desenvolvimento, crescimento, e aprendizado – eles demonstram que você está em busca de se aperfeiçoar e crescer. Na hora de preencher esse campo, pense nas razões pelas quais a vaga é interessante para você e como o que o emprego oferece é compatível com seus objetivos profissionais.


Dica: sempre que for possível, adapte o objetivo para cada vaga a que você está se candidatando. Mas atenção! Nada de mandar o nome de uma empresa para outra por engano.


Exemplos:

  • Recém formada em Direito com interesse na área de propriedade intelectual em busca de uma posição inicial no escritório X.
  • Formada em Economia com experiência em liderança de equipes e interessada em construir carreira na empresa Z.


Seção 2 do currículo: Formação

É onde ficam as informações sobre sua educação, sejam elas diplomas, certificados, especializações, extensões, intercâmbios ou cursos livres. Não inclua seminários, conferências ou similares se tiver sido apenas um ouvinte. Muita gente faz isso para dar volume ao currículo, mas não é necessário nem recomendado. Caso tenha sido algo realmente importante para você, há espaço na seção sobre outras atividades.


Aqui, o que é relevante mesmo são suas formações acadêmicas, que não precisam ser de grande porte para constarem. Aprendeu a programar planilhas num curso online legal? Formou-se em algum curso intensivo complementar? Então coloque as informações.


E mantenha tudo simples: inclua nome da instituição, tipo de diploma ou certificado, curso, cidade e ano de conclusão. Notas ou médias ponderadas são desnecessárias, mas caso sua classe tenha um ranking e você esteja bem colocado, vale a menção.


Exemplo 1: Graduação

Graduação em Administração

Universidade do Brasil, São Paulo – Dezembro/2016


Exemplo 2: Intercâmbio

Graduação em Economia

Intercâmbio na Universidad de Madrid, Espanha – Junho a Dez/2016


Exemplo 3: Outras formações

Curso de extensão de econometria

Certificado da Instituição Y, Vitória – Janeiro a Abril/2015


Curso de lógica de programação

Certificado da edX.org – Junho a Dez/2015


Seção 3 do currículo: Experiência

Use o fato de que o campo se chama apenas “experiência” ao seu favor: perca o medo de citar qualquer coisa que não é um emprego. É experiência aquilo que lhe adicionou em termos profissionais, onde você teve tarefas e tomou ações que tiveram resultados dentro de uma organização.


Para apresentá-las no papel, inverta a ordem cronológica, coloque a experiência mais recente primeiro.


Se tiver trabalhado em uma empresa júnior, no centro acadêmico ou em outra associação estudantil, por exemplo, pode colocar essa vivência aqui. Em seguida, adicione uma ou duas frases que resumem suas responsabilidades, preferencialmente utilizando o método STAR que explicamos anteriormente.


Exemplos:

Estagiário de marketing na Empresa B – Nov/2016 a Mar/2017

Responsável pelo acompanhamento de mídias sociais no Brasil da empresa B, uma multinacional com 10 mil funcionários. Usando Google Analytics, recomendei melhorias estratégicas para a equipe e também cuidei de traduções e produção de conteúdo para Twitter e Facebook, canais que juntos alcançavam mais de 80 mil pessoas.


Estagiário de vendas na Startup A – Janeiro a Junho/2016

Responsável pela logística de entrega de materiais e pelo acompanhamento de clientes ao longo do primeiro ano de internacionalização da startup. No projeto X, que representou um crescimento de 10% no faturamento total, também atuei como assistente do diretor e participei do planejamento estratégico da proposta.


Vice-diretor de intercâmbios sociais da AIESEC – Jan/2015 a Dez/2015

Três meses após entrar como membro da equipe nacional de intercâmbios sociais, me tornei vice-diretor e responsável por traçar uma estratégia de atração. Para bater a meta de 300 intercâmbios por ano e com um orçamento de R$ 5 mil, organizei 40 palestras online e presenciais pelo Brasil e conduzi um trabalho conjunto de follow-up até atingi-la, em agosto.


Seção 4 do currículo: Outras atividades

Aqui ficam as experiências que foram formativas de alguma forma, mas que não cabem em outros lugares. Por exemplo, prêmios, vivências internacionais importantes, destaques acadêmicos e esportivos – todas apresentadas da maneira mais sucinta possível.


Passou três meses trabalhando na Disney e isso teve importância em sua formação profissional? Pode colocar aqui. Seu grupo venceu uma competição de cases ou fez um documentário que teve bastante visualizações no YouTube? Cabe também.


Na hora de preencher essa seção, que não é obrigatória, lembre-se sempre de que quem está lendo são recrutadores. Eles não querem saber se sua vida é animada, mas se você é um bom candidato – e tudo que estiver no currículo pode (e deve) virar assunto na entrevista, então filtre por relevância.


Abaixo alguns exemplos, aplique o raciocínio no modelo de currículo do Na Prática, após baixá-lo.



Exemplo 1: Voluntariado

ONG X – Agosto 2015 ao presente

Voluntário na ONG que luta pela preservação da mata atlântica. Em 2014, captei cerca de R$ 10 mil para a organização através de uma campanha de rua.


Exemplo 2: Prêmios

Competição de cases da Consultoria X – Setembro de 2016

Primeiro lugar na competição estadual no Rio de Janeiro e finalista nacional com um case sobre as estratégias de crescimento do Netflix no Brasil.


Exemplo 3: Vivências internacionais

The Walt Disney Company – Jun/2017 a Agosto/2017

Intercâmbio de trabalho na Disney Orlando durante as férias de verão norteamericanas, quando o parque recebe seu maior número de visitantes.


Seção 5 do currículo: Habilidades

Caso você queira destacar seus conhecimentos sobre alguma ferramenta que tenha relevância para o tipo de posição que procura, como Adobe Photoshop ou Microsoft Excel, poderá fazê-lo nesta seção. O importante é escrever de maneira sucinta e não adornar com adjetivos desnecessários. Utilize a métrica “básico, intermediário e avançado”.


Exemplo:

Microsoft Excel (intermediário), Adobe Premiere (avançado), Javascript (básico).


Seção 6 do currículo: Idiomas

Aqui vem sua proficiência em outros idiomas (sincera, não vale a pena mentir!). Caso tenha alguma comprovação de fluência, como um teste reconhecido ou um certificado de alguma escola, também pode incluí-la nessa seção.


Exemplo:

Francês básico (leitura e escrita), Inglês avançado (conversação, leitura e escrita – 109 pontos no TOEFL/2019), Espanhol intermediário (conversação, leitura e escrita – aluno da Escola X desde 2018).


Seção 7 do currículo: Referências

Especialmente propício para pessoas em início de carreira, o campo de referências consiste em um ou mais contatos – com nome, cargo, telefone e e-mail de cada um – que podem atestar sobre suas capacidades profissionais a partir das experiências que tiveram com você.


É possível incluir professores, orientadores em projetos universitários ou iniciação científica, chefes ou outros que conviveram com você e podem falar mais sobre seu trabalho.


Não se esqueça de avisar suas referências antes de enviar o currículo. Elas precisam saber do que se trata caso alguém entre em contato perguntando sobre você. Não se esqueça de acrescentar as referências no seu modelo de currículo!


Exemplos:

Pessoa A, professora de Economia da Faculdade X

Telefone: (99) 9999-9999

E-mail: exemplo@e-mail.com


Pessoa B, presidente da empresa junior X

Telefone: (99) 9999-9999

E-mail: exemplo@e-mail.com


O que é a carta de apresentação para currículo?

A mensagem de apresentação, também conhecida como carta de apresentação, é uma exigência cada vez mais frequente. Ela costuma ter entre 150 e 500 palavras e é onde você resume quem é, o que é capaz de fazer e qual é sua motivação para buscar aquela vaga.


Não se trata de copiar seu currículo, mas de pensar nela como o começo de uma entrevista de emprego, onde se apresenta. Por que você quer essa oportunidade ou trabalhar nessa área ou indústria? O que pode oferecer à organização e como suas conquistas passadas e habilidades lhe ajudarão a fazer isso?


Mostre sua personalidade

Na carta, sua personalidade e história de vida são muito bem vindas e você pode desenvolver o que precisou ficar fora do currículo em si. Lembre-se que, assim como o objetivo profissional, ela também precisa ser adequada para cada vaga. Cartas genéricas demais são vistas negativamente.


O estilo deve ser formal, mas não precisa ser rígido. Caso se sinta bem escrevendo, pode tomar mais liberdades e introduzir seu estilo de escrita – só não se esqueça do bom senso.


Estruturalmente, uma carta de apresentação tem três partes: introdução, contextualização e motivação. Entenda cada uma a seguir:


Parte 1: Introdução

Apresente-se! Quem é você? O que faz? Por que está buscando essa vaga?


Exemplo:

Sou recém-formado em Administração e, durante a universidade, tive contato próximo com recrutamento e seleção. Acredito que possuo o conhecimento inicial, a paixão e a força de vontade necessários para ser um excelente analista de recursos humanos em sua organização.


Parte 2: Contextualização

Contextualize o leitor: por que você é adequado para a vaga? Seja direto, mas venda seu peixe e não tenha vergonha de falar sobre conquistas passadas e aquilo que faz bem.


Tenha o cuidado de combinar as habilidades que destacar com o que a vaga, de fato, exige. Para ter certeza de que está acertando o alvo, mantenha uma cópia das exigências da vaga ao seu lado e demonstre como as exerceu ao longo de sua trajetória. Não importa o nível hierárquico em questão, a estrutura não muda; evidencie que você pode fazer ilustrando com exemplos reais.


Exemplo:

Durante meus dois anos na empresa júnior X, uma de minhas responsabilidades era selecionar novos participantes e apoiar seu desenvolvimento profissional. Para isso, eu organizava rodadas de feedbacks frequentes e grupos de estudos com especialistas sobre diversos temas, de negócios a psicologia.


Parte 3: Motivação e agradecimentos

Especialistas aconselham que o candidato finalize a carta de apresentação explicando por que a vaga lhe entusiasma – ela vai ajudar a atingir seus objetivos profissionais, por exemplo? Trata de temas que lhe interessam muito? E também por que você merece uma entrevista – acha que tem um fit cultural com os valores da empresa e como pode ajudá-la a crescer?


Exemplo:

A oportunidade me entusiasma tanto pela tradição da empresa X quanto pela clara vontade de inovar que está presente ao longo de sua história, que mostra que novas ideias e abordagens são bem vindas. Como pensar em novos jeitos de desenvolver e ajudar jovens talentos é uma de minhas paixões, creio que eu poderia agregar valor à X.


Também agradeça a oportunidade e atenção e deixe seus contatos mais uma vez. Há recrutadores que recomendam que você faça um follow up com uma ligação uma semana depois de enviar sua candidatura. Se não tiver dado certo, pelo menos você pode coletar informações para melhorar na próxima vez e ainda pratica uma postura proativa.


Mais abaixo você confere seu modelo de curriculum vitae 2021!



Último passo depois de baixar seu modelo de currículo pronto: revise, revise, revise!

Não custa repetir: erros de português são inaceitáveis, então revise constantemente. Às vezes, o olhar cansado deixa alguma coisa passar, tanto em termos de acento e concordância, quanto de conteúdo geral.


É aí que entra a participação de terceiros, como amigos, colegas e familiares, que podem avaliar seu melhor modelo de currículo e oferecer feedbacks construtivos. Pergunte se há algum erro ou termo estranho, se está fácil de ler, se falta alguma coisa que você fez, o que chama a atenção… Aproveite a oportunidade para aprimorar seu currículo ainda mais.


Por fim, revise tudo mais uma vez – dê atenção especial à grafia de nomes de empresas e das posições desejadas – e salve o arquivo. É melhor exportá-lo para o formato PDF, uma opção fornecida por todos os editores de texto. Ele manterá sua formatação original e você não vai precisar se preocupar com uma quebra de linha acidental arruinando todo seu trabalho duro.


Modelo de Currículo 2021

Além do modelo de currículo, quer entender melhor o que os recrutadores estão procurando em um candidato? Conheça o Processos Seletivos Na Prática, um curso online em que você vai entender como se destacar desde a hora de criar um currículo (ou curriculum!) até a entrevista final. Conquiste a sua vaga dos sonhos! Clique aqui para saber mais.


Como fazer um currículo da melhor forma

1- Construa a estrutura ideal do currículo

A estrutura recomendada é, respectivamente: Objetivo Profissional, Formação, Experiência (estes dois podem se alternar), Outras atividades e Referências.


2- Preencha a seção de Objetivo

Logo após seus contatos pessoais, descreva seu objetivo em uma ou duas frases. Deve ser algo curto, simples e refletir brevemente sua expertise. Essa frase inicial pode ser customizada de acordo com cada candidatura e deve aliar claramente sua experiência com as necessidades da vaga.


3- Preencha a seção de Experiência

Para descrever suas experiências, a ordem cronológica deve ser inversa, do posto atual ou mais recente ao mais antigo. Se estiver na mesma função há vários anos, invista em mais espaço para mostrar como cresceu por lá. Aqui cabem diversos tipos de atividades, como estágio de férias ou voluntariado.


4- Preencha a seção de Formação

Neste campo ficam todas as informações educacionais e diplomas, como escolas, universidades e outros cursos acadêmicos, como especializações, extensões e intercâmbios. Seja sucinto e inclua nome da instituição, tipo de diploma, curso, cidade e ano de conclusão.


5- Preencha a seção de referências

Encerre o CV com uma lista de três referências, com nome, cargo, telefone e e-mail de cada uma.


6- Revise o conteúdo do currículo

Procure por: erros de digitação e/ou gramática e informações que estão erradas ou podem estar faltando. Lembre-se: não é recomendado mentir, tanto para não construir sua carreira em bases não sólidas, quanto porque o recrutador é treinado para identificar mentiras.


7- Formate de forma a facilitar ao máximo a leitura

Aposte em papel branco, margens fixas, fontes tradicionais na cor preta, espaçamento confortável entre linhas e em tamanho legível.


Boa sorte!


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