Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Programa Conta Pra Mim do MEC: o que é, como funciona e ações

Programa Conta Pra Mim do MEC: o que é, como funciona e ações

O MEC criou um projeto que estimula a Literacia Familiar e o desenvolvimento infantil

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Alfabetização, lançou o programa “Conta Pra Mim”. O objetivo da iniciativa é estimular a Literacia Familiar, ou seja, a contação de histórias para as crianças durante a primeira infância.

A intenção do governo é integrar as ações dos programas Criança Feliz e Conta pra Mim, contribuindo principalmente com as famílias em situação de vulnerabilidade social.


Como funciona o programa Conta Pra Mim?

O projeto Conta Pra Mim foi lançado em dezembro de 2019, mas oficializado em 24 de abril de 2020, através da publicação de uma portaria do Diário Oficial da União.

O programa Conta Pra Mim tem o propósito de promover a Literacia Familiar. Isso significa que os pais serão estimulados a ler para os seus filhos, como uma estratégia para desenvolver a linguagem e ampliar o vocabulário das crianças.

De acordo com a Política Nacional de Alfabetização (PNA), a Literacia Familiar é “um conjunto de práticas e experiências relacionadas com a Linguagem, a Leitura e a Escrita, as quais a criança vivencia com seus pais e cuidadores.

As principais atividades desenvolvidas no seio familiar são:


  • Interação verbal: melhora a qualidade do diálogo entre pais e filhos;
  • Leitura dialogada: estimula a criança a interagir durante a leitura em voz alta, com perguntas exploratórias;
  • Narração de histórias: os pais contam histórias para os filhos ao acordar, antes de dormir, durante o banho, entre outros momentos do dia a dia. A exposição é feita com o auxílio de livros ilustrados e audiolivros. 
  • Contato com a escrita: os pequenos entram em contato com diversos materiais escritos, como livros infantis, placas e anúncios. Além disso, são estimulados desde cedo a escrever palavras e formar frases, descobrindo o mundo através da produção de texto;

Atividades diversas: existem muitas outras atividades que podem servir de estímulo para a imaginação e criatividade. Tocar um instrumento musical, jogar, brincar e praticar esporte estão entre elas.

O que oferece o programa?

Para estimular a prática de leitura em casa, o MEC adotou algumas ações importantes. São elas:

Materiais gratuitos

No site http://alfabetizacao.mec.gov.br/, os pais encontram vários materiais que orientam sobre como incorporar as práticas de Literacia Familiar na rotina.

Há uma série de vídeos explicativos na plataforma, que abordam temas como interação verbal, leitura dialogada, narração de histórias e contato com a escrita. Além disso, os pais também podem baixar um guia com explicações sobre como desenvolver atividades de Literacia Familiar.

Entre os materiais criados pelo MEC para promover o hábito da leitura nas famílias brasileiras, vale destacar a cartilha em PDF. Esse documento serve de guia para executar as principais estratégias em casa.

Curso de alfabetização

O MEC já começou a preparar os professores para atuar como tutores de literacia familiar, através de um curso de práticas de alfabetização semi-presencial. Parte da formação ocorre em uma plataforma online e a outra parte de forma presencial, sob a coordenação da Secretaria de Alfabetização do MEC.

Cantinhos Conta pra Mim

O Ministério da Educação pretende implantar cantinhos “Conta pra Mim” em bibliotecas, creches, escolas e museus. Nesses espaços, os pais irão aprender sobre as práticas de Literacia Familiar com educadores que entendem do assunto.

Ao atuar no projeto do Ministério da Educação, cada professor da rede pública (estadual ou municipal) receberá uma bolsa de incentivo no valor de R$300 ou R$400.

A ideia do governo é que cada família participe de três oficinas de literacia familiar, com duração de uma hora cada.

Livros infantis gratuitos

Quando o programa foi lançado oficialmente, no final de 2019, o MEC anunciou a distribuição de kits de literacia para as famílias brasileiras. Cada kit seria composto por livros infantis, caderno de desenho, giz de cera e guia de orientações. Contudo, ainda não há informações sobre quando o material será confeccionado e distribuído.

De acordo com informações do Ministério da Cidadania, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) será responsável por organizar os kits gratuitos de livros infantis e demais materiais didáticos. Esses itens serão entregues pelos visitadores do Criança Feliz. A princípio, a intenção do programa é levar a literacia familiar a 826 mil famílias.

Postar um comentário

0 Comentários