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Loja no Instagram: passo a passo de como abrir a sua


Ter uma rede social para impulsionar seu negócio é um pré-requisito para o sucesso.

O Instagram se transformou em uma das principais redes sociais para negócios, muito mais do que só uma rede de relacionamento, como era sua proposta inicial. Hoje, é no Instagram que potenciais clientes buscam por produtos e que marcas alcançam seu público de maneira bastante efetiva. Ter uma loja no Instagram é super recomendado por especialistas.

São duas opções: ter uma loja física e uma online ou apenas loja uma online. Por isso, vamos te apresentar o passo a passo de como abrir sua loja no Instagram.

Como abrir sua loja no Instagram

O Instagram foi adaptado para receber perfis de pessoas físicas e jurídicas. Sendo assim, a rede dispõe de uma ferramenta que permite ao usuário optar por uma conta comercial. Neste tipo de conta é possível ter acesso a todas as ferramentas de marketing digital da rede.

Como criar uma conta comercial no Instagram

Faça o download do aplicativo Instagram no seu smartfone ou tablet, informe seus dados, seu e-mail e escolha uma senha. Apenas com essas informações, já é possível abrir uma conta em qualquer rede social, no entanto, é preciso personaliza-la com foto de perfil, descrição, contato e boas imagens no feed.

O primeiro passo é definir um nome para a sua conta comercial no Instagram. Se você apenas está ampliando seus negócios físicos para o online, basta utilizar o nome fantasia da sua empresa. Agora, se a venda no Instagram for sua primeira loja, seja criativo e escolha um nome fácil de lembrar e de ser reproduzido em hashtags.

Para que a conta comercial seja ativada, é necessário fazer uma migração. Para isso, você deve encontrar o botão de configuração, que fica no lado direito superior da tela. Em seguida, clicar em “Alterar para perfil comercial” e aguardar uma tela intitulada como “Ferramentas de Negócio do Instagram” se abrir.

O Instagram sugere que a conta comercial seja vinculada a um perfil no Facebook. Siga as instruções da tela para conseguir interligar as contas. Logo depois, aparecerá uma mensagem informando que você já autorizou o Instagram, clique em “ok” para prosseguir.

Acesse a sua conta do Facebook e preencha algumas informações como e-mail, telefone e endereço. Logo após completar esse pequeno cadastro, sua migração estará pronta.

Construa a identidade da sua loja no Instagram
É fundamental que a sua loja seja facilmente identificada. Portanto, é preciso que a conta comercial no Instagram seja personalizada com o nome e a logomarca da sua loja.

Observe seus concorrentes, mas não os copie. A sua loja deve ser representada por cores diferentes das lojas mais populares e do mesmo segmento. A imagem de perfil deve ser a logomarca, nunca a foto do administrador do perfil.

Selecione muito bem o conteúdo

Se você deseja que sua loja faça sucesso, você precisa oferecer um conteúdo interessante e atualizado. Por isso, defina os dias e os horários de publicação, quais produtos irá postar e observe sempre o perfil da conta, pois imagens devem formar uma composição organizada.

Após esse momento, é importante estar atento a algumas dicas:


  • Escolha fotos bonitas e que realcem seus produtos;
  • Dê preferência por legendas objetivas e que complementem a foto;
  • Sua identidade visual deve estar inserida nas fotos;
  • Inove com gifs e vídeos;

Seja criativo nas fotos, ao invés de colocar só o produto, crie um cenário que realce seu produto.
Com essas dicas, é hora de construir seu conteúdo e pular para o próximo tópico.

Crie anúncios

O anúncio é uma das formas que o Instagram utiliza para fazer com que seus produtos cheguem ao maior número de pessoas. Mas para que dê certo, é preciso seguir algumas especificações:


  • A imagens devem ser quadradas e com no máximo, 10MB;
  • O uso de carrossel (postar várias fotos de uma vez) é limitado a 4 imagens;
  • Com relação as descrições, elas devem conter no máximo 300 caracteres;
  • É possível postar vídeos no formato de MP4, com tamanho de no máximo 30MB e que tenham entre 5 e 60 segundos.

Mas não se limite só a fotos e vídeos, você pode criar anúncios com gif e slideshow. E quanto isso vai custar? Mais barato do que você imagina, a média de valor fica na faixa de R$ 5,00.

Boas práticas para utilizar o Instagram

Para que sua loja no Instagram possa fazer sucesso é preciso saber se comportar adequadamente. Por isso, selecionamos algumas dicas que vão contribuir para o sucesso da sua loja:


  • Crie no mínimo, 9 publicações no perfil da sua loja para ativar a guia de compra;
  • Utilize hashtag que tenha relação com seu produto;
  • Marque o máximo de produtos nas imagens.
  • Utilize os stories para divulgar sua loja;

Use os diferentes formatos para vender: imagem única ou carrossel, vídeos e gifs.

Analisando os seus resultados

Construir uma loja no Instagram é fácil e vai contribuir muito para o aumento das suas vendas. Mas lembre-se que assim como tudo na vida, o sucesso não vem da noite para o dia. É preciso empenho, dedicação e muita criatividade para conquistar seus clientes, sejam eles no meio digital ou físico.

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