Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Edinho sanciona "Dia Municipal do Catador de Materiais Recicláveis"

Edinho sanciona "Dia Municipal do Catador de Materiais Recicláveis"
O prefeito Edinho Silvo (PT) sancionou uma lei de autoria do vereador Edio Lopes (PT) que institui o dia 12 de novembro como "Dia Municipal do Catador de Materiais Recicláveis". Nesta data também é comemorado o aniversário da cooperativa Acácia, que há 17 anos é responsável pela coleta de materiais recicláveis em Araraquara. 

Edinho destaca o papel que a cooperativa possui na coleta seletiva da cidade, contribuindo para a sustentabilidade e gerando empregos. "A Acácia se tornou exemplo para o Brasil. A profissão das catadores é muito importante, pois contribui para que a gente busque uma sociedade mais equilibrada, busque a sustentabilidade. É um exemplo de cooperativismo, gerando renda", declara.

Na opinião de Edinho, o Dia Municipal do Catador de Materiais Recicláveis é importante para reforçar o trabalho desenvolvido pelos cerca de 170 cooperados da Acácia. "A gente quer gritar bem alto para que todos enxerguem a importância de vocês", completa.

Edio Lopes reforçou que é necessário respeito com os coletadores. "Muitas pessoas acreditam que quem trabalha com recicláveis é lixo. Estamos aqui para mostrar o contrário, que vocês fazem parte da sociedade e trabalham com dignidade, de cabeça erguida, sustentando a família. Sem vocês, a cooperativa não existiria", diz.

A presidente da Cooperativa Acácia, Helena Francisco da Silva, agradeceu a todos pela lembrança, em nome do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis. "É o primeiro dia de muitos. Nosso objetivo é ser respeitado. A gente recolhe, prensa, vende. Milhões de pessoas vivem da catação. Queria que todas as Câmaras Municipais fizessem o mesmo para valorizar essa categoria", afirma.

O superintendente do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos), Donizete Simioni, lembrou que a primeira passagem de Edinho pela Prefeitura (2001-2008) marcou a criação da Coordenadoria de Meio Ambiente e o desenvolvimento de políticas públicas ambientais. "Hoje, 100% da cidade são cobertos pela coleta seletiva. Parabéns a quem leva esse projeto para frente."

História 

Em 2001, um grupo de 40 catadores independentes que estavam sobrevivendo do antigo lixão foi organizado. Esse grupo passou a ocupar a usina de triagem e foi responsável por criar a Associação Acácia dos Trabalhadores de Materiais Reaproveitáveis de Araraquara, juridicamente constituída em 2002.

Já em 2005, a Acácia foi estatutariamente transformada em cooperativa: a Cooperativa Acácia de Catadores, Coleta, Triagem e Beneficiamento de Materiais Recicláveis de Araraquara, formalizada em fevereiro de 2006.

Atualmente, a Acácia tem média mensal de 417,46 toneladas de materiais recicláveis coletados.

Postar um comentário

0 Comentários