Veja este guia para aprender como colocar as habilidades e competências no currículo de forma que garante entrevistas!
Você tem a experiência profissional certa. Você tem a educação perfeita. Mas, talvez isso não seja o bastante para conseguir a vaga dos sonhos. No fim, os recrutadores querem mesmo é saber das suas habilidades e suas competências. Por isso, colocar as habilidades de forma correta no currículo é vital.
O que são habilidades e competências
É comum pensar que ambos os termos têm o mesmo significado, mas não é bem assim. Então, veja abaixo a diferença entre habilidades e competências profissionais.
Habilidades: são a sua capacidade natural de fazer alguma coisa, como a sua capacidade de ter uma memória melhor do que a maioria das pessoas.
Competências: são coisas que você pode aprender por meio de treinamento e estudo, como uma nova língua ou uma nova ferramenta de trabalho.
É importante colocar ambas as coisas no currículo, então veja abaixo uma lista com as 40 principais habilidades e competências técnicas que os recrutadores buscam no seu currículo profissional.
Exemplos de habilidades para colocar no currículo
- Criatividade
- Organização
- Comunicação
- Colaboração
- Adaptabilidade
- Receptividade a feedback
- Negociação
- Flexibilidade
- Liderança
- Trabalho em equipe
- Pacote Office
- Design
- Redes sociais
- Análise de dados
- Inglês
- Espanhol
- Alemão
- Italiano
- Outros idiomas
- Mandarim
- Pesquisa
- Pesquisa acadêmica
- Resolução de problemas
- Diagnóstico de problemas
- Tomada de decisões
- Brainstorming
- Análise de informação
- Word
- Outlook
- Excel
- Powerpoint
- One Note
- Programação (em uma linguagem específica)
- Photoshop (em um programa específico)
- Gestão de mídias sociais
- Ferramentas de organização e produtividade
- Banco de dados
- Falar em público
- Edição de vídeos
A lista acima contém alguns exemplos, mas é sempre bom lembrar que ela é apenas para inspiração. Seja criativo, estude o anúncio de emprego e escolha as melhores habilidades para o seu caso.
Exemplos de competências para colocar no currículo
Com certeza é alguém que sabe lidar com desafios, consegue se comunicar bem e é capaz de trabalhar com disciplina mesmo remotamente. Entre as comtepências essenciais em um currículo, podemos listar:
- Relacionamento
- Pensamento criativo
- Autoconfiança
- Proatividade
- Trabalho em equipe
- Conhecimento técnico e aprendizado contínuo
- Liderança
- Foco em resultados
- Pensamento de dono
- Inteligência emocional
- Flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças
- Resiliência profissional
- Capacidade de trabalhar remotamente
- Comprometimento
- Capacidade de inovação
- Entenda melhor como desenvolver cada uma delas a seguir.
1. Relacionamento
Saber se comunicar é importante para praticamente todo trabalho que você quiser desenvolver. Empresas valorizam pessoas que sabem se expressar, que conseguem transmitir ideias com clareza. É importante lembrar que a boa comunicação ainda inclui a capacidade de ouvir e entender o que é dito.
2. Pensamento criativo
A capacidade de buscar soluções não convencionais e “pensar fora da caixa” é muito relevante para que empresas de todos os segmentos continuem relevantes para seus consumidores. Para saber como melhorar essa competência, confira 6 passos para desenvolver sua criatividade.
3. Autoconfiança
Pessoas que conseguem se autogerenciar e pensar no que deve ser feito sem que ninguém precise dizer são sempre valorizadas nas empresas.
4. Proatividade
O que é um profissional “mão na massa”? É aquele que se envolve com os projetos, encara os desafios e não mede esforços para ajudar a alcançar os objetivos da empresa.
5. Trabalho em equipe
Situações complexas exigem mais jogo de cintura para colaborar e trabalhar em equipe. Mesmo que cada um esteja fisicamente em um lugar, o trabalho precisa fluir bem entre todos. Quer saber mais? 6 passos para melhorar o trabalho em equipe.
6. Conhecimento técnico e aprendizado contínuo
Tudo muda o tempo todo. Por isso, profissionais se mantêm atualizados por conta própria, buscando cursos, seminários, livros que ajudem a desenvolver novos conhecimentos são jóias raras para os empregadores.
7. Liderança
A liderança não é importante apenas para aqueles que ocupam cargos de gestão. A capacidade de envolver e motivar as pessoas para atingir as metas da empresa é sempre bem-vinda, em qualquer área de qualquer segmento de empresas de todos os portes. Está começando agora? Confira Como desenvolver liderança no início da carreira.
8. Foco em resultados
Ter foco em resultados significa ser capaz de empenhar a sua energia para alcançar a meta proposta para você. As empresas valorizam esse perfil profissional porque elas mesmas precisam alcançar resultados cada vez melhores com menos recursos. Para saber se você tem essa competência e como pode desenvolvê-la confira nosso post Aprenda a mostrar resultados e ser notado no trabalho.
9. Pensamento de dono
Você trabalha como se a empresa fosse sua? Essa postura também é bem-vinda nas empresas, que cada vez mais precisam de profissionais que enxergam soluções onde a maioria só vê problemas.
10. Inteligência emocional
Em situações caóticas, a inteligência emocional é necessária para manter o foco e a produtividade. Para saber mais, confira Inteligência emocional no trabalho: saiba se você tem e como desenvolver.
11. Flexibilidade e capacidade de se adaptar a mudanças
Essa competência muitas vezes aparece até como requisito para determinadas vagas. Empresas precisam de profissionais que consigam manter a qualidade das entregas mesmo em situações adversas e que mudam rapidamente. Saiba mais sobre esta competência no nosso post Novo perfil profissional valoriza capacidade de adaptação.
12. Resiliência profissional
Resiliência é a capacidade de se manter “inteiro” (e produtivo) mesmo em situações complicadas em que há muita tensão e pressão por resultados. Se você não conhece muito bem esse termo e quer entender melhor, confira Resiliência profissional: o que é e como desenvolvê-la.
13. Capacidade de trabalhar remotamente
Há quem diga que os escritórios nunca mais serão os mesmos. E faz sentido considerando que muitas empresas entenderam que pelo menos parte da sua equipe pode trabalhar remotamente. Se você já desenvolveu essa capacidade e se adaptou bem ao home office, pode considerar que já tenha alguns pontos positivos no currículo. Precisa de uma ajuda? Temos este post para você: 10 dicas para ser produtivo em home office.
14. Comprometimento
Nada de ser aquele profissional que faz somente o necessário, independentemente do que esteja acontecendo na empresa ou nas suas entregas. Se você quiser se destacar, precisa ter e demonstrar comprometimento – com a empresa, com os objetivos e com as necessidades da equipe.
15. Capacidade de inovação
Toda empresa precisa inovar ou corre o risco de desaparecer. E, para inovar, a empresa precisa de profissionais capazes de gerar novas ideias, avaliar riscos, buscar referências. Essa é uma daquelas competências que devem ter vida longa no mercado de trabalho. Precisa ser mais inovador? Podemos ajudar: 5 dicas para aumentar sua capacidade de inovação.
Como colocar as habilidades e competências no currículo?
Saber organizar as informações no currículo é fundamental.
E isso inclui as habilidades.
Para começar, crie uma seção dedicada exclusivamente à elas. Além disso:
- Fale sobre elas na hora de descrever sua experiência;
- Faça o mesmo quando escrever sobre sua educação;
- Inclua 2 ou 3 das suas melhores habilidades no objetivo do currículo.
Ou seja...
Espalhe as suas habilidades e competências por todo o currículo
Quando você estiver descrevendo a sua experiência no currículo, mencione algumas das habilidades que demonstram sua capacidade como profissional.
Para escolher as habilidades certas para a ocasião, basta dar uma olhada no anúncio da vaga.
O anúncio descreve as principais habilidades que os profissionais interessados devem ter. Inclua essas habilidades na seção de experiências do seu currículo.
Por exemplo, imagine essa vaga para redator-chefe de um jornal:
Responsabilidades
- Liderar a equipe de jornalismo do jornal
- Organizar pautas
- Editar artigos
- Gerir projetos
Requisitos
- Formação na área de Jornalismo / Comunicação Social;
- Gosto e qualidade pela escrita, para os diferentes canais de comunicação;
- Comunicativo, iniciativa, dinamismo e responsabilidade;
- Conhecimentos de informática, na óptica do utilizador;
- Disponibilidade Imediata.
Exemplo de como mencionar as habilidades e competências na seção de experiência do currículo
CERTO
Editor-chefe no jornal X
De maio de 2015 até junho de 2018
- Liderei uma equipe de 30 jornalistas;
- Organizei mais de 20 pautas diariamente;
- Editei cerca de 10 artigos todos os dias;
- Gerenciei projetos, sempre os entregando dentro do deadline.
ERRADO
Editor-chefe no jornal X
De maio de 2015 até junho de 2018
- Trabalhei uma equipe de 30 jornalistas;
- Criei mais de 20 pautas diariamente;
- Trabalhei em cerca de 10 artigos todos os dias;
- Fiz projetos.
Prepare o seu currículo e boa sorte!
COMENTÁRIOS