Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Como enviar currículo pelo WhatsApp?

 

Os aplicativos de mensagens instantâneas são usados para tentar uma oportunidade no mercado de trabalho. Mas você sabe como enviar currículo pelo WhatsApp? Separamos algumas recomendações importantes para abordar o empregador potencial. 


Algumas empresas utilizam o WhatsApp como canal de envio de currículos porque o aplicativo agiliza o processo de recrutamento. O Burger King Brasil fez isso no final de 2019 e muitas empresas seguiram o mesmo exemplo. 


Dicas de como enviar currículo pelo WhatsApp

Empresas de pequeno, médio e grande porte utilizam o WhatsApp para receber currículos. O canal facilita a vida dos candidatos que usam o celular para fazer o CV. Veja a seguir algumas recomendações para usar o app como canal de envio:


1 – Entenda como funciona a candidatura

As empresas geralmente recebem currículos por e-mail ou possuem uma plataforma digital para cadastro de candidatos. Antes de encaminhar o seu CV para o empregador, verifique se ele usa este canal.


Enviar currículo por WhatsApp, sem a empresa trabalhar com esse método, faz o candidato parecer invasivo e prejudica no processo seletivo. 


No anúncio da vaga você terá informações sobre a forma adequada de encaminhar o currículo. Leia com atenção. 


2 – Faça uma breve apresentação

Antes de enviar o currículo por WhatsApp, você deve escrever uma mensagem de apresentação. Em apenas algumas linhas, contextualize o seu objetivo, informe a vaga para qual deseja se candidatar e fale de forma breve sobre a sua trajetória profissional. Faça um texto claro, resumido e sucinto. 


Caso não exista uma oportunidade específica, mencione a área na qual deseja trabalhar. Veja um exemplo:


Olá! Me chamo Maria Thereza Neves. Quero me candidatar ao cargo de analista de marketing na agência XPTO. Vi a vaga publicada no site Catho e imediatamente fiquei interessada. Sou formada em Publicidade e Propaganda pela ESPM e possuo 10 anos de experiência com gerenciamento de redes sociais. Segue o meu currículo em anexo para participar da seleção.

3 – Não envie áudio

Mensagens de áudio são mais práticas, porém, não devem ser enviadas no processo de candidatura para uma vaga. Se for realmente necessário se comunicar por áudio, peça permissão antes de enviar.


4 – Escreva um bom currículo

O currículo perfeito é aquele que cumpre o seu papel de ser objetivo e elimina as informações desnecessárias, como é o caso das referências e da foto. 


Construa o CV com cabeçalho (nome completo, dados para contato e endereço), objetivo, formação e experiência. Escreva no máximo duas folhas. Se quiser, inclua uma carta de apresentação no PDF, pois ela serve de instrumento para o seu marketing pessoal. 


5 – Use palavras-chaves

Inclua palavras-chaves, relacionadas à vaga pretendida, no objetivo principal do currículo. Essa técnica de SEO facilita a tarefa do RH de encontrar o seu CV.


6 – Envie o CV em PDF

O PDF é um formato de arquivo fechado e leve, portanto, não pode ter o seu conteúdo editado e nem tem a formatação prejudicada. Esse tipo de arquivo também é mais fácil de abrir pelo smartphone, se comparado a outras extensões, como .DOC. 


7 – Use o WhatsApp com cautela

O WhatsApp é um aplicativo aberto e utilizado por milhões de pessoas, portanto, perfeito para golpes. Tenha cuidado na hora de usar o app para procurar trabalho e previna-se de falsas vagas de emprego.

Postar um comentário

0 Comentários