Recolocação no mercado de trabalho: passo a passo e dicas

COMPARTILHAR:

Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.

 

No começo de 2022, cerca de 28 milhões de pessoas estão em busca de uma oportunidade de emprego e muitas criaram estratégias de recolocação no mercado de trabalho.


Sabemos que buscar por uma recolocação no mercado de trabalho pode ser um grande desafio, além de ser um processo que pode se alongar por muito tempo. Por isso, preparamos um conteúdo rico com informações importantes para auxiliar a sua retomada no mercado de trabalho.


Quer saber como encontrar uma oportunidade de emprego de forma eficaz? É só continuar a leitura!


Quais são os desafios da recolocação no mercado de trabalho?

Antes de irmos às nossas dicas valiosas de como ser recolocado no mercado de trabalho, é preciso conhecer e entender os principais desafios que a recolocação no mercado de trabalho traz.


O reingresso ao mercado pode gerar dúvidas, medos e baixa expectativa, mas é preciso ter um olhar otimista. Tente focar em suas conquistas profissionais, experiências vivenciadas nos empregos anteriores e nas qualificações do seu currículo.


Além disso, tão importante quanto a sua trajetória profissional, é saber trabalhar o marketing pessoal para vender a sua experiência.


A falta de um bom planejamento pode diminuir as chances de encontrar uma oportunidade de emprego que seja adequada ao seu perfil, podendo se transformar em frustrações durante o processo.


Outro desafio que muitas pessoas enfrentam durante a recolocação no mercado de trabalho, é a disputa em determinada vaga com profissionais que estão ativos no mercado.


É importante que isso não afete o processo de candidatura, pois pode se transformar em uma fraqueza. Ao invés disso, pense em uma estratégia para transformar esse medo em uma oportunidade de sucesso.


Qual o cenário do mercado de trabalho hoje?

A América Latina vêm se recuperando economicamente e em 2021 apresentou uma taxa de crescimento superior a 6%. No final de 2021, a taxa média de desocupação na região foi de 9,6%, representando melhora em relação dos 10,6% em 2020.


Para este ano, a Organização Mundial do Trabalho prevê que a América Latina apresente um crescimento econômico de por volta de 2%. Já a previsão da taxa de desocupação para 2022 é de 0,2 a 0,3 ponto percentual, ainda acima dos 9%.


A demanda está bem aquecida para os setores de tecnologia e inovação, sendo grande a busca por profissionais de TI. Se este assunto interessa a você, leia o nosso artigo sobre os profissionais de TI mais procurados pelo mercado.


O que fazer para ser recolocado no mercado de trabalho?

A recolocação no mercado de trabalho pode ser um processo delicado e com muitos desafios. Porém, alguns cuidados fazem toda a diferença nessa jornada!


É importante saber também que, cada profissional possui suas competências e individualidades, o que pode refletir durante o processo. 


Logo abaixo há um passo a passo com as melhores dicas para a recolocação no mercado de trabalho.


1- Defina as prioridades

Saber o que você quer e aonde quer chegar é o primeiro passo para conseguir uma oportunidade de trabalho de qualidade.


Faça um exercício refletindo sobre suas experiências anteriores:


  • O que aprendi?
  • Quais são os meus pontos fortes e fracos nas funções que já atuei?
  • O que mais me agradava no trabalho?
  • O que mais me incomodava?

Assim poderá ser mais fácil ter uma noção sobre o que você deve buscar em uma vaga, podendo focar em uma direção objetiva.


Por mais que a sua intenção seja se aventurar em uma nova experiência, é muito importante conhecer o seu perfil profissional para auxiliar na escolha de empresas e cargos que tenham os valores de acordo com o que você acredita.


2- Atualize o currículo

Seu currículo é o primeiro contato com a empresa no processo de recolocação no mercado de trabalho.


Você já deve ter ouvido aquele ditado: “a primeira impressão é a que fica”, certo? Claro que não podemos levar isso ao pé da letra em todas as situações da vida, mas neste cenário ela é muito bem colocada.


Pense bem: você ainda não conhece o responsável pela triagem dos currículos e ele também não. A única fonte de informações até o momento sobre a sua trajetória profissional, é o seu currículo. Por isso, este documento deve ser estruturado com muita atenção e dedicação.


Por isso, saber como escrever um CV é muito importante. Se você está buscando por uma recolocação no mercado de trabalho, é importante destacar os resultados obtidos nas experiências anteriores. Saber apresentar os frutos do seu trabalho muitas vezes é mais valioso do que descrever em uma folha o que você faz no dia a dia dentro da empresa.


3- Invista no seu perfil no Linkedin

Hoje em dia, muitas empresas fazem suas buscas pelo LinkedIn. Portanto, se você ainda não possui um perfil na plataforma, a hora é de criar um é agora! Utilize palavras chave específicas de acordo com o que você busca e que tenha relação com a sua experiência profissional.


Além disso, busque por profissionais que sejam referência para você e que atuam na mesma área. Isso pode ser um grande facilitador na estruturação do seu currículo.


4- Faça cursos relacionados à sua área de atuação

Se especializar em determinado tema da sua área é muito bem visto pelos recrutadores.


Atualmente existem no mercado uma ampla gama de conteúdos de qualidade para as mais variadas áreas do mercado, vários deles com um investimento acessível ou custo zero!


As modalidades também são bem acessíveis. Você pode escolher um curso presencial, à distância (EAD) ou semipresencial - quando as aulas são presenciais mas também tem conteúdo para ser estudado em casa de forma online.


Além de cursos profissionalizantes, você também pode tirar grande proveito de palestras com profissionais especialistas na área, workshops, webinars, grupos disponíveis em diversas plataformas e certificações.


5- Faça networking

Se você quer ser lembrado, precisa ser visto.


Fazer networking vai muito além do que só conhecer pessoas. Essa é uma  forma muito eficiente de cultivar contatos profissionais de forma constante para enriquecer o seu círculo profissional.


Não estamos falando de volume, mas da qualidade dos contatos. A importância do networking está em manter um relacionamento profissional com pessoas com os mesmo interesses, sendo estabelecido de forma natural.


Existem várias vantagens que a habilidade de cultivar contatos profissionais de qualidade traz e inclui oportunidades de crescimento, destaque no mercado profissional e ser lembrado para participar de projetos.


Para isso, você pode participar de grupos nas redes sociais, usar o LinkedIn, frequentar eventos da área, ser prestativo, produzir conteúdos e investir na manutenção do relacionamento com os contatos conquistados no networking.


6- Faça um bom preparo para as entrevistas

Vamos supor que você tenha atualizado seu currículo, fez networking e estudou bastante sobre o tema da sua área de atuação e agora chegou um convite para conversar com o recrutador. Você está preparado para a entrevista?


Vamos lá. Primeiramente, muita calma nessa hora! Ser entrevistado para uma vaga de emprego não é nenhum bicho de sete cabeças, muito pelo contrário. É a chance de você apresentar todas as experiências profissionais vivenciadas.


Para ter sucesso nesse momento tão esperado, é essencial estar preparado para perguntas que podem envolver questões de experiências anteriores e conhecimento sobre a empresa para a qual está sendo entrevistado.


A jornada de recolocação no mercado de trabalho é um caminho desafiador, mas com persistência é possível vencer! Pode ser que leve um tempo para que uma oportunidade apareça. O importante é que você esteja sempre preparado.

COMMENTS

Nome

Abono Salarial,2,Agenda,3,Altinópolis,1,Américo Brasiliense,188,Araçatuba,6,Araraquara,5469,Araras,3,Artur Nogueira,1,Barretos,2,Batatais,1,Bauru,23,Bebedouro,3,Boa Esperança do Sul,8,Borborema,2,Botucatu,2,Brasil,21,Brotas,3,Bueno de Andrada,2,Cajuru,2,Campanha Eleitoral,1,Campinas,30,Carreira,113,Caxias do Sul,1,Cinema,1,Conchal,1,Concurso Público,125,Concursos,24,Cordeirópolis,1,Cosmópolis,1,Cotidiano,1,Covid-19,4,Cravinhos,2,Cubatão,1,Cultura,7,Curiosidades,16,Currículo,10,Cursos,234,Cursos a Distância,60,Cursos Técnicos,11,Datas Comemorativas,34,Descalvado,1,Dicas,201,Dicas para o trabalho,10,Direito Trabalhista,120,Dobrada,1,Dourado,4,Economia,81,Educação,47,Educação Profissional,2,Eleições,5,Emprego,24,Encceja,12,Enem,30,Engenheiro Coelho,1,Ensino Superior,1,Estado de São Paulo,3,Estágios,300,Etec,2,Exposição,1,Fatec,2,FGTS,4,Franca,6,Freelance,70,Fuvest,2,Ganhar Dinheiro,4,Gavião Peixoto,13,Greve,3,Guaíra,1,Guará,1,Guararapes,1,Guariba,2,Guia das Profissões,1,Holambra,1,Home Office,8,Ibaté,23,Ibitinga,6,Indaiatuba,2,Ipuã,1,Itápolis,3,Jaborandi,1,Jaboticabal,9,Jacupiranga,1,Jaguariúna,2,Jovem Aprendiz,77,Limeira,2,Livros,3,Livros Grátis,3,Matão,135,Monte Alto,1,Monte Azul Paulista,1,Motuca,4,Mundo,2,Notas de Falecimentos,1,Notícias,753,Nova Europa,4,Palestras,2,Passo Fundo,1,PCD,1,Pequenos Negócios,13,Pet Animais,1,Piracicaba,37,Piraju,1,PIS/PASEP,1,Podcasts,2,Política,4,Pradópolis,2,Pré-Vestibular,1,Presidente Prudente,6,Processos Seletivos,46,Profissões,3,Programas Sociais,2,Ribeirão Bonito,5,Ribeirão Preto,88,Rincão,6,rio,1,Rio Claro,14,Rio Preto,1,Salários,1,Santa Ernestina,1,Santa Lúcia,9,Santo Antônio de Posse,2,Santos,5,São Carlos,298,São João da Boa Vista,2,São José do Rio Pardo,1,São José do Rio Preto,7,São José dos Campos,7,São Leopoldo,1,São Paulo e Sorocaba,1,São Paulo/SP,38,Saque-aniversário,1,Saúde,3,Senac,12,Senai,6,Sertãozinho,5,Seu Dinheiro,10,Sorocaba,11,Sumaré,1,Tabupuã,1,Taquaritinga,4,Taubaté,3,Temporário,27,Trabalho no Exterior,3,Trainee,15,Univesp,1,Utilidade pública,2,Vagas abertas,8,Vagas de Emprego,5571,Vagas Patrocinadas,70,Vagas PCD,54,Vale do Ribeira,1,Vestibular,7,Vestibulares,3,Vídeo,7,
ltr
item
Empregos Araraquara: Recolocação no mercado de trabalho: passo a passo e dicas
Recolocação no mercado de trabalho: passo a passo e dicas
Confira as dicas e conselhos de carreira escritos por nossos especialistas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0PlS68lAnnrVUY10xjLcqM8p3yZ2YvM3U1bLOWvmjtzN1qkWiz8g-2HTa3ACoR96PtPa4mK3-JO62gEENCulNlC9N3cVVBNUYVooDux1Y8Cp2xiK-I52iDeY0ZaQBeDEGMDCLUusBTlEGZWAxCwUJwR917zRbykPqYWbhtZZJE2rXSDZQUXKcvw/s16000/mulher-no-computador.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0PlS68lAnnrVUY10xjLcqM8p3yZ2YvM3U1bLOWvmjtzN1qkWiz8g-2HTa3ACoR96PtPa4mK3-JO62gEENCulNlC9N3cVVBNUYVooDux1Y8Cp2xiK-I52iDeY0ZaQBeDEGMDCLUusBTlEGZWAxCwUJwR917zRbykPqYWbhtZZJE2rXSDZQUXKcvw/s72-c/mulher-no-computador.jpg
Empregos Araraquara
https://www.empregosararaquara.com.br/2022/05/recolocacao-no-mercado-de-trabalho.html
https://www.empregosararaquara.com.br/
https://www.empregosararaquara.com.br/
https://www.empregosararaquara.com.br/2022/05/recolocacao-no-mercado-de-trabalho.html
true
2665611394616304272
UTF-8
Carregou todas as postagens Não foi encontrado nenhum post VER TUDO Consulte Mais informação Responder Cancelar resposta Excluir De Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ RÓTULO ARQUIVO PROCURAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não foi encontrada nenhuma correspondência com o seu pedido Voltar para o início Domigo Segunda-feira Terça Quarta-feira Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junnho Julho Agosto Setembro Outubro Novebro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO ETAPA 1: compartilhe em uma rede social ETAPA 2: Clique no link compartilhado em sua rede social, não é compatível com o app do facebook do smartphone, acesse a rede social de um navegador convencional. Copiar todo o código Selecionar todos os códigos Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar Tabela de conteúdo