Hot Posts

6/recent/ticker-posts

PIS/PASEP 2022: Trabalhador pode perder o abono? Veja como evitar; Confira calendário do PIS 2022 e últimas notícias

 


O pagamento abono salarial Pis/Pasep 2022 foi aprovado, assim como seu calendário oficial, pelo Conselho de Desenvolvimento do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat).


O benefício é pago a quem está inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, 5 anos. Também é necessário que o trabalhador tenha operado, com carteira assinada, por no mínimo 30 dias no ano de 2020. 


O valor que pode ser sacado pelo beneficiário depende da quantidade de meses trabalhados no ano de 2020. O máximo é de R$1.212,00. 


Com a proximidade do início dos pagamentos, muitas dúvidas estão surgindo. O trabalhador pode perder o pagamento do abono salarial?


A resposta é que sim, é possível que alguns trabalhadores percam o direito de sacar o abono em 2022. É que, caso o cronograma de saques disponibilizado pelo Codefat não seja seguido, o novo saque só poderá ser feito no calendário do ano seguinte.


Conforme Resolução nº 838, de 24 de setembro de 2019, fica assegurado ao trabalhador o direito ao Abono Salarial pelo prazo de cinco anos. Desta forma, os benefícios não sacados no calendário 2022, serão disponibilizados para pagamento no calendário 2023, que terá início em janeiro de 2023.


Além de esperar até o calendário seguinte, o trabalhador precisa solicitar o dinheiro não retirado. Para quem não sacou o Pasep é possível ligar para o "Alô Trabalhador", no telefone 158. No caso do Pis, a Caixa Econômica atende pelo número 0800-726-0207.


Outro fator que pode fazer o beneficiário perder o abono refere-se ao prazo de cinco anos para saque. Por exemplo, se em 2022 o trabalhador completar cinco anos sem retirar o dinheiro, o benefício de 2017 não será mais disponibilizado para saque no próximo calendário.


Calendário do abono PIS, pago pela Caixa a trabalhadores do setor privado





Postar um comentário

0 Comentários