Hot Posts

6/recent/ticker-posts

TikTok Resumes: como criar currículo em formato de vídeo no Tiktok

 

Rede social acredita em um futuro com currículos em vídeo.


Depois de fazer muito sucesso entre os adolescentes com vídeos de dança, a rede social chinesa lançou uma ferramenta que promete ajudar usuários a encontrar emprego: o TikTok Resumes. Assim, é possível criar currículos em formato de vídeo, de maneira autêntica e criativa.


A aplicação está em fase de testes e recebeu candidaturas até 31 de julho de 2021. Por enquanto, o recurso está disponível apenas para vagas disponíveis nos Estados Unidos.


Como funciona o TikTok Resumes?


O TikTok Resumes ganhou muitos adeptos nos Estados Unidos, especialmente os jovens da Geração Z, que não querem se sentir limitados aos recursos do LinkedIn. Com a nova aplicação, ao invés de enviar o currículo tradicional, os usuários gravam vídeos curtos de apresentação e encaminham para as empresas com vagas abertas. 


O projeto piloto da rede social contou com a participação de 37 empresas, como é o caso do e-commerce Shopify, a varejista Target e o próprio TikTok. Elas usaram o site para destacar oportunidades de trabalho. 


Na página oficial do TikTok Resumes, cada candidato precisa informar dados pessoais, como número de telefone e e-mail. Eles enviam vídeos curtos mostrando as habilidades que possuem, com a hashtag #TikTokResumes. Posteriormente, os empregadores avaliam os vídeos e agendam entrevistas com os candidatos mais compatíveis com as oportunidades disponíveis.


Vantagens e desvantagens

Com currículo em vídeo, o candidato consegue demonstrar o quanto é criativo, alinhado com as tendências tecnológicas e capaz de falar em público. Além disso, esse formato permite fazer um pitch para vender suas principais competências. 

No entanto, o currículo em vídeo do TikTok também gera controvérsias nos processos seletivos. Muitos acreditam que o formato reduz o nível de anonimato e o recrutador pode ser influenciado pela aparência ou comportamento de um candidato. O formato, portanto,  inviabiliza a estratégia de currículo cego


Outra discussão é que a plataforma social pode introduzir novas formas de preconceito na curadoria de perfis. Usuários com vídeos  engajadores, ou seja, que conseguem mais curtidas, comentários e compartilhamentos, podem chamar mais atenção dos recrutadores do que aqueles que não conseguem produzir conteúdos com tanto engajamento. Isso significa que a métrica de popularidade pode sobressair ​​os requisitos básicos de uma função. 


Para muitos recrutadores, o currículo em vídeo na rede social deve ser utilizado como uma etapa específica da seleção e não substituir o currículo tradicional. Além disso, a adesão ao formato vai depender do fit cultural de cada empresa. 


Tanta criatividade e inovação podem prejudicar a eficiência do CV. De acordo com os especialistas em RH, o currículo deve ser direto e mostrar que o candidato cumpre com os requisitos básicos do cargo. Isso é mais fácil (e rápido) por meio de texto. Lembre-se: um recrutador leva, em média, seis segundos para analisar um CV. 


É provável que o formato em vídeo não consiga substituir completamente o currículo tradicional nos próximos anos. Contudo, os recrutadores concordam que um vídeo curto de introdução é um bom substituto  para a tradicional carta de apresentação, já que permite contar histórias de forma mais criativa e envolvente. 


Exemplos de video resume no TikTok

Makena Lee gravou um vídeo apenas falando sobre suas competências:

@makena.yee

Here are the reasons why YOU should hire me! Don’t be shy, let’s get in touch. ##tiktokresumes ##tiktokpartner

♬ original sound - MAKENA


No vídeo abaixo, a candidata usou imagens e música de fundo para compor o seu vídeo currículo.

@jadecarsonxo

This ##postgrad ##jobhunt has been so hard! 😩 Please BOOST this video as much as possible ##lovejadecarson ##TikTokResumes ##marketingjobs ##techjobs ##pr

♬ Darling - Trees and Lucy


Kalli Roberts foi ainda mais criativa: inspirou-se no vídeo gravado por Elle Woods (Reese Witherspoon), no filme Legalmente Loira(2001), para participar da aplicação em Harvard:

@kallijroberts

@tiktok please accept this as my formal elle woods-style video application to be one of your interns! ##fyp ##internship ##legallyblonde

♬ motive x promiscuous - elfixsounds


Como fazer um vídeo-currículo para inscrição de empregos 

Quando o TikTok Resumes desembarcar no Brasil, é importante que você esteja preparado para gravar vídeos eficientes e estratégicos. Veja algumas dicas abaixo:


1 – Escreva um roteiro

Candidatos a empregos via TikTok devem mostrar de forma criativa as habilidades e competências, mas não podem fazer tudo na base do improviso. O ideal é escrever um roteiro e planejar tudo o que será dito na frente da câmera. 


Você pode até colar o roteiro na parede para usar como guia no momento da gravação, mas evite ler o material durante a filmagem, pois isso parece pouco profissional. 


2 – Conte uma história

Apresentações pessoais são capazes de envolver os recrutadores quando contam uma história, portanto, coloque em prática a técnica de storytelling. No roteiro, escreva uma narrativa interessante, capaz de conectar as suas habilidades com o perfil que a empresa procura.


O conteúdo do script deve se basear nos objetivos,  habilidades e realizações. Afinal, por quê a empresa deve te contratar?


3 – Escolha um ambiente silencioso e organizado

Quem usa o TikTok para se divertir não se preocupa muito com o “plano de fundo” dos vídeos. Contudo, quando uma vaga de emprego está em jogo, cada detalhe importa. Escolha um local silencioso para gravar o vídeo e elimine uma possível desordem no ambiente que possa roubar a atenção do recrutador. 


4 – Preocupe-se com a iluminação

Grave o vídeo currículo perto de uma janela ou com uma fonte de luz bem na frente. Assim, você garante a qualidade do material e evita a formação de sombras estranhas.


5 – Grave o vídeo verticalmente

O vídeo do TikTok Resume deve ser gravado com smartphone na vertical. Parece óbvio, mas as pessoas que não estão habituadas com a rede social podem se esquecer deste detalhe.


6 – Personalize o vídeo

Essa história de aplicar o mesmo vídeo currículo para várias oportunidades de emprego não funciona. O recomendado é gravar um vídeo para cada vaga e enfatizar as habilidades conforme os requisitos do anúncio. 


7 – Aproveite os recursos da rede social

O TikTok dispõe de alguns recursos interessantes que melhoram a qualidade do vídeo, como é o caso do GreGreen Screen TikTok, que permite mostrar imagens ou vídeos das conquistas profissionais no vídeo. Além disso, use as caixas de texto para destacar os pontos-chaves do seu perfil profissional. 


8 – Mantenha uma postura profissional

Os currículos em vídeo, publicados nas redes sociais, abrem espaço para abordagens criativas e autênticas. No entanto, é importante se preocupar em manter uma postura profissional. Evite gírias, xingamentos e piadas.


9 – Seja breve

Um recrutador precisa analisar muitos currículos por dia, portanto, seja breve. O vídeo deve ter de 1 a 2 minutos.


10 – Obtenha feedbacks

Antes de publicar o seu vídeo no Tiktok, é muito importante coletar feedbacks de amigos, familiares e ex-colegas de trabalho. Eles podem identificar erros que você não conseguiu visualizar e até mesmo dar ideias para melhorar o conteúdo. 


Quando o TikTok Resumes chega ao Brasil?

Ainda não há previsão de quando o TikTok Resume estará disponível no Brasil. Como já foi dito anteriormente, o recurso se encontra em fase piloto nos Estados Unidos. De qualquer forma, já vale a pena você se preparar para essa nova tendência.


Postar um comentário

0 Comentários