Rede social acredita em um futuro com currículos em vídeo.
Depois de fazer muito sucesso entre os adolescentes com vídeos de dança, a rede social chinesa lançou uma ferramenta que promete ajudar usuários a encontrar emprego: o TikTok Resumes. Assim, é possível criar currículos em formato de vídeo, de maneira autêntica e criativa.
A aplicação está em fase de testes e recebeu candidaturas até 31 de julho de 2021. Por enquanto, o recurso está disponível apenas para vagas disponíveis nos Estados Unidos.
Como funciona o TikTok Resumes?
O TikTok Resumes ganhou muitos adeptos nos Estados Unidos, especialmente os jovens da Geração Z, que não querem se sentir limitados aos recursos do LinkedIn. Com a nova aplicação, ao invés de enviar o currículo tradicional, os usuários gravam vídeos curtos de apresentação e encaminham para as empresas com vagas abertas.
O projeto piloto da rede social contou com a participação de 37 empresas, como é o caso do e-commerce Shopify, a varejista Target e o próprio TikTok. Elas usaram o site para destacar oportunidades de trabalho.
Na página oficial do TikTok Resumes, cada candidato precisa informar dados pessoais, como número de telefone e e-mail. Eles enviam vídeos curtos mostrando as habilidades que possuem, com a hashtag #TikTokResumes. Posteriormente, os empregadores avaliam os vídeos e agendam entrevistas com os candidatos mais compatíveis com as oportunidades disponíveis.
Vantagens e desvantagens
Com currículo em vídeo, o candidato consegue demonstrar o quanto é criativo, alinhado com as tendências tecnológicas e capaz de falar em público. Além disso, esse formato permite fazer um pitch para vender suas principais competências.
No entanto, o currículo em vídeo do TikTok também gera controvérsias nos processos seletivos. Muitos acreditam que o formato reduz o nível de anonimato e o recrutador pode ser influenciado pela aparência ou comportamento de um candidato. O formato, portanto, inviabiliza a estratégia de currículo cego.
Outra discussão é que a plataforma social pode introduzir novas formas de preconceito na curadoria de perfis. Usuários com vídeos engajadores, ou seja, que conseguem mais curtidas, comentários e compartilhamentos, podem chamar mais atenção dos recrutadores do que aqueles que não conseguem produzir conteúdos com tanto engajamento. Isso significa que a métrica de popularidade pode sobressair os requisitos básicos de uma função.
Para muitos recrutadores, o currículo em vídeo na rede social deve ser utilizado como uma etapa específica da seleção e não substituir o currículo tradicional. Além disso, a adesão ao formato vai depender do fit cultural de cada empresa.
Tanta criatividade e inovação podem prejudicar a eficiência do CV. De acordo com os especialistas em RH, o currículo deve ser direto e mostrar que o candidato cumpre com os requisitos básicos do cargo. Isso é mais fácil (e rápido) por meio de texto. Lembre-se: um recrutador leva, em média, seis segundos para analisar um CV.
É provável que o formato em vídeo não consiga substituir completamente o currículo tradicional nos próximos anos. Contudo, os recrutadores concordam que um vídeo curto de introdução é um bom substituto para a tradicional carta de apresentação, já que permite contar histórias de forma mais criativa e envolvente.
Exemplos de video resume no TikTok
Makena Lee gravou um vídeo apenas falando sobre suas competências:
@makena.yee Here are the reasons why YOU should hire me! Don’t be shy, let’s get in touch. ##tiktokresumes ##tiktokpartner
♬ original sound - MAKENA
No vídeo abaixo, a candidata usou imagens e música de fundo para compor o seu vídeo currículo.
@jadecarsonxo This ##postgrad ##jobhunt has been so hard! 😩 Please BOOST this video as much as possible ##lovejadecarson ##TikTokResumes ##marketingjobs ##techjobs ##pr
♬ Darling - Trees and Lucy
Kalli Roberts foi ainda mais criativa: inspirou-se no vídeo gravado por Elle Woods (Reese Witherspoon), no filme Legalmente Loira(2001), para participar da aplicação em Harvard:
@kallijroberts @tiktok please accept this as my formal elle woods-style video application to be one of your interns! ##fyp ##internship ##legallyblonde
♬ motive x promiscuous - elfixsounds
Como fazer um vídeo-currículo para inscrição de empregos
Quando o TikTok Resumes desembarcar no Brasil, é importante que você esteja preparado para gravar vídeos eficientes e estratégicos. Veja algumas dicas abaixo:
1 – Escreva um roteiro
Candidatos a empregos via TikTok devem mostrar de forma criativa as habilidades e competências, mas não podem fazer tudo na base do improviso. O ideal é escrever um roteiro e planejar tudo o que será dito na frente da câmera.
Você pode até colar o roteiro na parede para usar como guia no momento da gravação, mas evite ler o material durante a filmagem, pois isso parece pouco profissional.
2 – Conte uma história
Apresentações pessoais são capazes de envolver os recrutadores quando contam uma história, portanto, coloque em prática a técnica de storytelling. No roteiro, escreva uma narrativa interessante, capaz de conectar as suas habilidades com o perfil que a empresa procura.
O conteúdo do script deve se basear nos objetivos, habilidades e realizações. Afinal, por quê a empresa deve te contratar?
3 – Escolha um ambiente silencioso e organizado
Quem usa o TikTok para se divertir não se preocupa muito com o “plano de fundo” dos vídeos. Contudo, quando uma vaga de emprego está em jogo, cada detalhe importa. Escolha um local silencioso para gravar o vídeo e elimine uma possível desordem no ambiente que possa roubar a atenção do recrutador.
4 – Preocupe-se com a iluminação
Grave o vídeo currículo perto de uma janela ou com uma fonte de luz bem na frente. Assim, você garante a qualidade do material e evita a formação de sombras estranhas.
5 – Grave o vídeo verticalmente
O vídeo do TikTok Resume deve ser gravado com smartphone na vertical. Parece óbvio, mas as pessoas que não estão habituadas com a rede social podem se esquecer deste detalhe.
6 – Personalize o vídeo
Essa história de aplicar o mesmo vídeo currículo para várias oportunidades de emprego não funciona. O recomendado é gravar um vídeo para cada vaga e enfatizar as habilidades conforme os requisitos do anúncio.
7 – Aproveite os recursos da rede social
O TikTok dispõe de alguns recursos interessantes que melhoram a qualidade do vídeo, como é o caso do GreGreen Screen TikTok, que permite mostrar imagens ou vídeos das conquistas profissionais no vídeo. Além disso, use as caixas de texto para destacar os pontos-chaves do seu perfil profissional.
8 – Mantenha uma postura profissional
Os currículos em vídeo, publicados nas redes sociais, abrem espaço para abordagens criativas e autênticas. No entanto, é importante se preocupar em manter uma postura profissional. Evite gírias, xingamentos e piadas.
9 – Seja breve
Um recrutador precisa analisar muitos currículos por dia, portanto, seja breve. O vídeo deve ter de 1 a 2 minutos.
10 – Obtenha feedbacks
Antes de publicar o seu vídeo no Tiktok, é muito importante coletar feedbacks de amigos, familiares e ex-colegas de trabalho. Eles podem identificar erros que você não conseguiu visualizar e até mesmo dar ideias para melhorar o conteúdo.
Quando o TikTok Resumes chega ao Brasil?
Ainda não há previsão de quando o TikTok Resume estará disponível no Brasil. Como já foi dito anteriormente, o recurso se encontra em fase piloto nos Estados Unidos. De qualquer forma, já vale a pena você se preparar para essa nova tendência.
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