Hot Posts

6/recent/ticker-posts

MEC oferece curso gratuito de alfabetização a distância

 


O Ministério da Educação está oferecendo um curso gratuito de alfabetização a distância (EAD), que pode ser realizado por professores ou qualquer outra pessoa que se interesse pelo tema.


Para ensinar uma criança a ler e escrever, os professores e pais devem entender como funciona o processo de alfabetização e letramento. É muito importante compreender como as crianças constroem o conhecimento de um sistema de representação complexo e, inicialmente, abstrato.




Quem alfabetiza precisa ter uma boa base de fundamentos psicológicos, fonoaudiólogos, linguísticos e sociolinguísticos. Sem isso, fica complicado explicar para as crianças como converter sons em letras e vice-versa.

Curso gratuito de alfabetização do Ministério da Educação

O curso gratuito de alfabetização faz parte de um programa chamado “Tempo de Aprender”. As aulas ocorrem no ambiente virtual de aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) e abordam temas fundamentais sobre o tema.

Com duração de 30 horas, esse curso contribui com o currículo de professores, diretores escolares, assistentes de alfabetização e coordenadores pedagógicos. Ao longo das aulas, são apresentadas estratégias de ensino, bem dicas de atividades de alfabetização e tipos de avaliações.

O conteúdo do curso tem como embasamento as evidências científicas e práticas. Ele é útil para crianças do último ano da pré-escola, ou seja, que ainda estão desenvolvendo habilidades fundamentais para o processo de alfabetização em si. Além disso, também serve como reforço para crianças mais velhas, sobretudo os alunos do 3º ano do ensino fundamental.

O curso gratuito de alfabetização do MEC é dividido em oito módulos. São eles: Introdução, Aprendendo a ouvir, Conhecimento alfabético, Fluência, Vocabulário, Compreensão, Produção Escrita e Avaliação.

Cadastro e acesso

Os interessados na formação devem acessar a plataforma AVAMEC e fazer a inscrição online. Para se cadastrar, é necessário preencher um pequeno formulário com informações pessoais e criar um login, com e-mail e senha.

A formação em “práticas de alfabetização” tem um número limitado de vagas por turma. Os módulos de aprendizagem são formados por textos, vídeos, questionários e atividades.

Ao final do curso, o participante faz um teste online para avaliar os conhecimentos adquiridos. Quem atinge o desempenho mínimo exigido tem direito à emissão de certificado de conclusão.

Dentro da plataforma AVAMEC, há outros cursos gratuitos relacionados à área de educação, como Português, Matemática, Tecnologias da Informação e Comunicação e Pensamento Computacional. 
 

Sobre o programa Tempo de Aprender

O programa Tempo de Aprender foi criado pelo Ministério da Educação com o propósito de aprimorar a alfabetização no país. Ele foi instituído pela portaria nº 280 de 19 de fevereiro de 2020.  

A iniciativa conta com 10 ações efetivas, que estão divididas em quatro eixos. O curso gratuito de alfabetização é apenas uma das ações.


Postar um comentário

0 Comentários