Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Inscrições do Prouni 2021

 


Nesta terça-feira (13) as inscrições para o Prouni (Programa Universidade para Todos) estarão abertas aos interessados. Os estudantes precisam se atentar, pois o período de inscrição vai somente até essa sexta-feira (16).


O Prouni é um programa que oferece bolsas de estudo integral, ou ainda parcial (50%), em diversas instituições de educação superior do país. E o resultado da primeira chamada está previsto para o dia 20 de julho. 


Como concorrer às bolsas?

O estudante que queira concorrer a bolsa integral, deve comprovar renda familiar per capital de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais que correspondem a 50%, a renda familiar per capita deve ser de até três salários mínimos.


Quem pode se inscrever?

Para se inscrever no Prouni, o estudante precisa ser brasileiro, não deve possuir diploma de ensino superior e ainda precisa ter participado do Enem mais recente e ter obtido no mesmo, 450 pontos de média das notas. Além disso, o estudante não pode ter zerado a redação.


As oportunidades são destinadas aos estudantes que cursaram todo o ensino médio em rede pública. Para o estudante que cursou em escola particular é possível somente para aqueles na condição de bolsista integral da escola.


Já para o estudante com deficiência, não é necessário ter cursado todo o ensino médio em rede pública ou em rede particular na condição de bolsista integral da escola.


Por fim, aos professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública, não sendo necessário a comprovação da renda neste caso.


Condições

O estudante que busca por uma bolsa pelo Prouni, não precisa realizar o vestibular nem mesmo estar matriculado na instituição ao qual pretende se inscrever. Contudo, às instituições participantes do programa podem submeter os pré-selecionados para um processo seletivo específico que deve ser isento de cobrança de taxa de inscrição.


A informação será repassada ao candidato a bolsa no momento da inscrição.


Inscrição

Para o processo seletivo do Prouni é exigido apenas uma etapa de inscrição, que ocorre gratuitamente e realizada exclusivamente na página do Prouni. Conforme estabelecido, o candidato pode optar por até duas opções de instituição, de curso e turno dentre as bolsas disponíveis, conforme o seu perfil.

Acesse o site oficial do Prouni e realize a inscrição.


Para o candidato com deficiência ou ainda para aqueles que se autodeclaram indígenas, preto ou pardo, podem optar por concorrer a bolsas destinadas a políticas de ações afirmativas, durante o processo de inscrição, o candidato pode alterar as opções, e será válida somente última inscrição confirmada.


Classificação

Após o fechamento do período de inscrição, o sistema do Prouni classificará os estudantes conforme as opções, bem como as notas do Enem. Assim os estudantes serão pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observando ainda a ordem escolhida no momento da inscrição, bem como o limite de bolsas disponíveis.


No total, serão realizadas duas chamadas, onde, em cada chamada os candidatos pré-selecionados deverão se atentar ao prazo para o comparecimento à instituição de ensino, de modo a apresentar toda a documentação que comprove as informações na ficha de inscrição.


Vale lembrar que às instituições podem realizar um processo seletivo próprio com os pré-selecionados pelo Prouni, informação está que é repassada ao candidato no momento de sua inscrição.


Para essa situação, as instituições que optarem pela realização de processo de seleção próprio devem explicar formalmente aos candidatos, num período máximo de 24 horas após a divulgação dos resultados das chamadas, a natureza bem como os critérios de aprovação. Lembre-se que a taxa de inscrição do processo seletivo é proibida.


Com o fim das chamadas, o candidato a bolsa pode se manifestar interessado em participar de uma lista de espera do Prouni. As bolsas que não puderam ser preenchidas nas duas chamadas serão ocupadas por alunos que participam da lista de espera e atestam as informações fornecidas no formulário de inscrição.


Postar um comentário

0 Comentários