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Auxílio Emergencial 2021: um guia sobre a nova rodada

 


Programa terá parcelas de até R$375,00 e não aceita novas inscrições.


A pandemia de Covid-19 continua avançando no Brasil, por isso o Governo Federal autorizou uma nova rodada do auxílio emergencial em 2021. O benefício, que antes era de R$600,00, teve o seu valor reduzido e será pago a uma quantidade menor de famílias nesta edição. 


O pagamento do novo auxílio emergencial terá início no dia 16 de abril de 2021. Não será permitida a realização de novos cadastros, portanto, apenas os cidadãos que estavam recebendo o benefício em dezembro de 2020 terão direito à renovação. 


De acordo com o cálculo do governo, a nova fase do benefício vai ajudar 45,6 milhões de pessoas. Para que o pagamento do auxílio ocorra sem problemas, é importante que o CPF do cidadão esteja em situação regular junto à Receita Federal. 


Como funciona a nova rodada do auxílio emergencial?

A nova rodada do auxílio emergencial seguirá o calendário do programa, com quatro parcelas mensais já confirmadas pelo Governo Federal. Será pago apenas um auxílio por família, no valor que varia de R$150,00 a R$375,00. Os critérios que determinam as parcelas são:


  • R$150: pessoas sozinhas;
  • R$250: família com mais de um integrante;
  • R$375: mães solteiras e que são as únicas provedoras do lar.

Assim como aconteceu no ano passado, o valor será creditado na conta social digital da Caixa (Caixa Tem). O prazo para movimentar o dinheiro será de quatro meses. Caso a movimentação não ocorra, os valores retornam aos cofres públicos. 


Quem tem direito?

O programa tem como objetivo ajudar os brasileiros mais impactados pela pandemia, como é o caso dos trabalhadores informais, microempreendedores individuais e desempregados (que não estão recebendo seguro-desemprego). 


Os beneficiários do Bolsa Família também são elegíveis para receber o auxílio emergencial, mas o valor não é acumulativo. Prevalecerá o pagamento do valor mais vantajoso para a família. 


Quem não pode receber o benefício?

Em 2020, muitas pessoas que não precisavam se inscreveram no programa de auxílio emergencial do Governo Federal. Por esse motivo, é importante ressaltar os perfis que não estão aptos a receber o dinheiro. São elas:


  • Trabalhadores com carteira assinada;
  • Quem recebe BPC ou outro benefício trabalhista, como auxílio-doença;
  • Menores de 18 anos (com exceção das mães adolescentes)
  • Servidores públicos;
  • Pessoas que não receberam o auxílio emergencial em 2020;
  • Quem teve o auxílio cancelado no ano passado;
  • Indivíduos com renda acima de meio salário mínimo por pessoa;
  • Quem teve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019;
  • Pessoas que receberam rendimentos não tributáveis acima de R$40 mil em 2019.
  • Dependentes no IR de 2019 de pessoas que não se enquadram no programa.
  • Quem estiver privado de liberdade no sistema carcerário.

Consulta para saber se tem direito

A partir do dia 1º de abril, através do site do Dataprev, os brasileiros podem fazer uma consulta online para descobrir se estão aptos a receber o auxílio emergencial em 2021 ou não. O sistema pede CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.


Atualização cadastral

Os pagamentos da nova rodada terão início em abril. Contudo, para receber o dinheiro, os beneficiários precisam realizar a atualização cadastral. Para isso, é necessário acessar a conta pelo aplicativo Caixa Tem. O prazo para atualizar o cadastro iniciou no dia 14 de março. 


A Caixa recomenda manter os dados cadastrais atualizados para combater fraudes e evitar o desvio do dinheiro por criminosos. Em todo caso, se o cidadão não realizar o procedimento, ele não terá o seu benefício necessariamente suspenso. 


Para atualizar o cadastro no auxílio emergencial, siga os passos abaixo:


Passo 1. Acesse sua conta digital pelo aplicativo Caixa Tem e clique no item “Atualize seu cadastro”. 


Passo 2. Leia os termos e condições. Em seguida, marque “Li e concordo” e “Quero ser cliente top”.


Passo 3. Informe endereço e nacionalidade. 


Passo 4. Confira se as informações estão corretas


Passo 5. Clique em “Tirar foto” para capturar uma imagem do documento.


Passo 6. Tire uma foto do seu rosto, colocando o documento oficial ao lado do rosto.


O banco reforça que todo o procedimento pode ser realizado online, ou seja, não é necessário ir até uma agência para validar as novas informações. 


Caso você ainda tenha dúvidas sobre a atualização cadastral, acesse a página da Caixa com perguntas e respostas.


Calendário nova rodada do auxílio emergencial

Os pagamentos começam no dia 16 de abril  para os beneficiários do Bolsa Família e seguem o mesmo sistema estabelecido no ano anterior. O dinheiro será liberado na conta nos últimos 10 dias úteis de cada mês, de acordo com o último número do NIS.


Veja o calendário de pagamentos para beneficiários do Bolsa Família:


Ainda não há um calendário de pagamentos para os demais beneficiários, ou seja, que não recebem Bolsa Família mas têm direito ao programa. De qualquer forma, o Governo Federal informou que os trabalhadores informais inscritos no CadÚnico receberão primeiro, já no início de abril. 


O pagamento do benefício é feito na poupança digital ou em qualquer conta bancária. Os bancos, por sua vez, não podem usar os valores do auxílio para quitar dívidas em aberto. 


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