Novembro Azul: reforça prevenção contra o câncer de próstata

  A campanha Novembro Azul, realizada este mês para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, ocorre ...

 


A campanha Novembro Azul, realizada este mês para reforçar a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, ocorre em momento de maior isolamento social causado pela pandemia. Neste cenário, especialistas e órgãos da área médica alertam para os riscos da falta de acompanhamento médico e identificação inicial do segundo tipo de câncer mais comum entre os homens.


Além da pandemia, tabus como a ideia de agressão da masculinidade causada pelo  exame de toque retal, usado no processo de diagnóstico do câncer de próstata, ainda persistem, acrescentam os médicos. Na Bahia, até o final do ano, serão registrados 6.130 novos casos da doença, 1.090 na capital, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).


O engenheiro químico Paulo José Rodrigues, de 47 anos, começou a realizar o exame anual de toque retal aos 42 anos. Graças ao cuidado, descobriu um câncer de próstata de forma precoce, aos 44 anos. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda o exame anual de toque retal a partir dos 50 anos. Homens com histórico familiar de câncer da próstata devem iniciar aos 40 anos.


Exame

"Na empresa onde trabalho, o indicado era a realização do exame de toque a partir dos 50 anos. Mas resolvi começar o cuidado um pouco mais cedo. E isso salvou a minha vida. Sempre tem uma brincadeira com relação ao exame e a questão da masculinidade, mas o importante é o autocuidado e a garantia da vida", diz Paulo.


Após a identificação do câncer, confirmada com a realização de exames auxiliares como o de sangue (PSA), Paulo fez a cirurgia de remoção do tumor e foi curado da doença. O presidente da SBU na Bahia, Lucas Batista, reforça que o diagnóstico precoce do câncer de próstata aumenta a chance de cura em mais de 90%.


"No Brasil, por causa de fatores como os tabus e a pandemia, houve uma queda de 60% das cirurgias oncológicas. O problema deve gerar o aumento de tumores mais avançados. Por isso, o momento é de conscientização dos homens sobre a necessidade do acompanhamento médico e realização dos exames diagnósticos", afirma Batista.


De acordo com  Vinicius Carrera, oncologista especializado em câncer de próstata, quando o diagnóstico é tardio e o câncer faz metástase, formação de uma nova lesão tumoral a partir de outra, não existe mais chance de cura. "Nesse momento, ocorre apenas o uso de remédios paliativos para os sintomas causados pela doença", acrescenta.


Sintomas

O câncer de próstata pode causar sintomas como sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, dores no quadril e nos ossos. No entanto, tais sintomas podem aparecer em estágios mais avançados da doença, com a ausência de qualquer alteração perceptível no início da doença, alerta o oncologista.


"O câncer de próstata tem comportamento distinto dos outros tipos de câncer. Por isso, tudo depende de cada caso, tornando essencial a realização dos exames anuais nas idades e situações indicadas. Existem casos em que não é preciso a realização de cirurgia, mas o tratamento mais usado é a cirurgia de remoção da próstata", explica Carrera.


O oncologista acrescenta que a tecnologia avançou e as cirurgias feitas para o tratamento do câncer de próstata garantem questões como a preservação vascular e conservação da potência sexual. Além disso, ele acrescenta que a cirurgia robótica veio facilitar ao cirurgião executar a cirurgia com maior precisão, rapidez e com menor efeito colateral ao paciente.


O que é

Tendo como principal função produzir uma secreção fluida para nutrição e transporte dos espermatozoides, a próstata também auxilia a continência urinária, controlando a passagem da urina.


De acordo com os especialistas, o câncer de próstata ocorre devido uma falha genética na célula do órgão, que começa a sofrer alteração na estrutura mais básica, o DNA e RNA, produzindo substâncias anômalas e crescendo sem organização, perdendo a característica da glândula, podendo migrar para outros lugares do corpo, principalmente os ossos e gânglios na região pélvica. Dessa forma, a célula da próstata começa a crescer e destruir os ossos e gânglios, provocando sintomas da doença.


Em fase inicial a doença geralmente não apresenta sintomas. Quando corre, se diagnosticada precocemente, o paciente pode ter 90% de chances de cura. Ao apresentar sintomas significa fase mais avançada com vontade de urinar com frequência, além da presença de sangue na urina ou no sêmen.


Cirurgia robótica é aposta de pacientes em Salvador

O autônomo Paulo Farias Soares, de 65 anos, optou pela cirurgia robótica para a retirada de um câncer de próstata na semana passada. Para o autônomo, a cirurgia, feita na capital, não foi muito invasiva, durou pouco tempo e foi indolor. Agora, ele segue com o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos, a exemplo do PSA, para a confirmação da recuperação da doença.


Em Salvador, os hospital São Rafael (HSR) e Santa Izabel oferecem  o serviço de cirurgia robótica para casos como as cirurgias de remoção da próstata. De acordo com o chefe do setor de urologia do HSR, Frederico Mascarenhas, o procedimento oncológico traz bons resultados para o processo de recuperação do paciente.


“O tratamento cirúrgico conhecido como prostatectomia robótica consegue manter a potência sexual do homem em, aproximadamente, 90%. Além disso, a incontinência urinária fica próxima a zero e existe o rápido retorno ao trabalho”, diz o urologista.


Procedimento

Na prática, o robô tem quatro braços articulados que realizam movimentos de alta precisão, possibilitando a preservação de estruturas vitais do organismo. Enquanto um braço possui a câmera que permite a visualização dos procedimentos, os demais ficam livres para o manuseio dos instrumentos cirúrgicos.


Na comparação com a cirurgia convencional, a técnica é considerada minimamente invasiva, com maior precisão, menor dor e desconforto no pós-operatório, menor risco de sangramento e tempo de internação.


COMENTÁRIOS

Nome

Abono Salarial,2,Agenda,3,Altinópolis,1,Américo Brasiliense,171,Araçatuba,5,Araraquara,5015,Araras,2,Artur Nogueira,1,Barretos,1,Batatais,1,Bauru,20,Bebedouro,3,Boa Esperança do Sul,7,Borborema,2,Botucatu,2,Brasil,20,Brotas,3,Bueno de Andrada,2,Cajuru,2,Campanha Eleitoral,1,Campinas,28,Carreira,104,Caxias do Sul,1,Cinema,1,Conchal,1,Concurso Público,106,Concursos,23,Cordeirópolis,1,Cosmópolis,1,Cotidiano,1,Cravinhos,2,Cubatão,1,Cultura,7,Curiosidades,16,Currículo,7,Cursos,213,Cursos a Distância,47,Cursos Técnicos,10,Datas Comemorativas,34,Descalvado,1,Dicas,185,Dicas para o trabalho,4,Direito Trabalhista,107,Dobrada,1,Dourado,3,Economia,80,Educação,40,Educação Profissional,1,Eleições,5,Emprego,21,Encceja,12,Enem,29,Engenheiro Coelho,1,Ensino Superior,1,Estado de São Paulo,1,Estágios,272,Etec,2,Exposição,1,Fatec,2,Franca,6,Freelance,62,Fuvest,2,Gavião Peixoto,11,Greve,3,Guaíra,1,Guará,1,Guararapes,1,Guia das Profissões,1,Holambra,1,Home Office,1,Ibaté,22,Ibitinga,5,Indaiatuba,2,Ipuã,1,Itápolis,3,Jaborandi,1,Jaboticabal,8,Jacupiranga,1,Jaguariúna,2,Jovem Aprendiz,75,Limeira,2,Livros,2,Livros Grátis,2,Matão,130,Monte Alto,1,Monte Azul Paulista,1,Motuca,3,Mundo,2,Notas de Falecimentos,1,Notícias,665,Nova Europa,4,Palestras,2,Passo Fundo,1,PCD,1,Pequenos Negócios,13,Pet Animais,1,Piracicaba,34,Piraju,1,Política,3,Pradópolis,2,Pré-Vestibular,1,Presidente Prudente,6,Processos Seletivos,43,Profissões,3,Programas Sociais,2,Ribeirão Bonito,5,Ribeirão Preto,86,Rincão,5,Rio Claro,14,Rio Preto,1,Salários,1,Santa Ernestina,1,Santa Lúcia,3,Santo Antônio de Posse,2,Santos,5,São Carlos,277,São João da Boa Vista,1,São José do Rio Pardo,1,São José do Rio Preto,7,São José dos Campos,7,São Leopoldo,1,São Paulo e Sorocaba,1,São Paulo/SP,33,Saúde,3,Senac,12,Senai,6,Sertãozinho,5,Seu Dinheiro,9,Sorocaba,10,Tabupuã,1,Taquaritinga,3,Taubaté,3,Temporário,18,Trabalho no Exterior,3,Trainee,10,Univesp,1,Utilidade pública,2,Vagas abertas,7,Vagas de Emprego,5100,Vagas Patrocinadas,71,Vagas PCD,54,Vale do Ribeira,1,Vestibular,7,Vestibulares,3,Vídeo,6,
ltr
item
Empregos Araraquara: Novembro Azul: reforça prevenção contra o câncer de próstata
Novembro Azul: reforça prevenção contra o câncer de próstata
https://1.bp.blogspot.com/-HpFhc7PH8fU/X6SuJjO68_I/AAAAAAAAwSo/WUXSuJtTzZsxaBhuthdmjDFy-mmZFoY6ACLcBGAsYHQ/s16000/Bigode.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-HpFhc7PH8fU/X6SuJjO68_I/AAAAAAAAwSo/WUXSuJtTzZsxaBhuthdmjDFy-mmZFoY6ACLcBGAsYHQ/s72-c/Bigode.jpg
Empregos Araraquara
https://www.empregosararaquara.com.br/2020/11/novembro-azul-reforca-prevencao-contra.html
https://www.empregosararaquara.com.br/
https://www.empregosararaquara.com.br/
https://www.empregosararaquara.com.br/2020/11/novembro-azul-reforca-prevencao-contra.html
true
2665611394616304272
UTF-8
Carregou todas as postagens Not found any posts VER TUDO Consulte Mais informação Reply Cancel reply Delete By Início PÁGINAS POSTAGENS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARQUIVO SEARCH TODAS AS POSTAGENS Not found any post match with your request Voltar ao Início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Feb Mar Apr May Jun Jul Aug Sep Oct Nov Dec just now 1 minute ago $$1$$ minutes ago 1 hour ago $$1$$ hours ago Yesterday $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago more than 5 weeks ago Followers Follow THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content