Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Governo de SP realiza a matrícula escolar online para o ano letivo de 2021


 Estudantes e responsáveis terão o prazo de onze dias para realizar o procedimento de matrícula

Estão abertas as matrículas escolares da rede estadual de SP, que deverão ser feitas online, via site ou aplicativo, até o dia 16 de outubro. O procedimento é essencial para garantir a vaga do ano letivo de 2021.

Os estudantes que não fazem parte da rede estadual, vindos do ensino municipal ou de instituições privadas, poderão realizar a matrícula até o dia 30 de outubro. As solicitações deverão ser feitas online, no aplicativo Minha Escola SP ou pelo site da Secretaria Escolar Digital (SED). 


Como realizar a matrícula online da rede estadual de SP?

Os responsáveis pelos estudantes menores de 18 anos, ou os próprios alunos, caso sejam maiores de idade, deverão acessar a plataforma da Secretaria Escolar Digital ou o aplicativo Minha Escola SP, que está disponível para dispositivos que funcionam com sistema operacional Android. 


Os estudantes que não fazem parte da rede pública podem realizar a matrícula pelos dois métodos descritos acima, além de poder comparecer presencialmente a uma escola pública do Estado ou a uma unidade do Poupatempo. 


Na ocasião da matrícula, os estudantes também podem se inscrever para participar de atividades extracurriculares:


  • Cursos de idiomas para os que estão matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental;
  • Novotec: Para estudantes que estão migrando para o Ensino Médio;
  • 4º Ano do Ensino Médio: Para os estudantes do último ano escolar, existe a opção de fazer o registro para o 4º ano. Este tem a proposta de oferecer reforço e suprir parte do conteúdo que ficou em falta devido às suspensões. 

Início do ano letivo em SP

Ao contrário de muitos estados brasileiros, que adiaram a conclusão do ano letivo de 2020 para o início de 2021, o estado de São Paulo optou por manter o calendário, encerrando este período em 30 de dezembro. 


O início das aulas ainda não foi divulgado, porém as férias serão mantidas no mês de janeiro. Entretanto, este período contará com a realização de aulas de reforço para os estudantes do Ensino Médio. 


Retomada das aulas presenciais

Na última quarta-feira, 07, o Governo do Estado de São Paulo comunicou a imprensa de que 904 escolas estaduais retomaram as atividades presenciais em 219 municípios. Este número representa 17% do total de escolas em todo o estado. 


Somente as aulas regulares do Ensino Médio e da Educação para Jovens e Adultos (EJA) retomaram as aulas presenciais até o momento. As atividades para o Ensino Fundamental tem previsão de retorno para o dia 03 de novembro. 


A decisão pela retomada neste momento ainda é controversa e gera discussões em diversas esferas da sociedade. Na capital paulista, a prefeitura optou pela reabertura das escolas públicas somente para a realização de atividades extracurriculares, e novas datas serão definidas apenas após o dia 10 de novembro. 

Postar um comentário

0 Comentários