Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Inep abre inscrições para corretor de redação do Enem 2020

 


As inscrições para corretor de redação do Enem 2020 estão abertas. Os professores interessados em participar do processo seletivo devem confirmar a candidatura até o dia 05 de outubro de 2020.

Como critério para a contratação, os inscritos devem passar por diversas etapas de caráter classificatório e eliminatório. O objetivo do Inep é garantir que os selecionados estejam capacitados para realizar a correção da redação de acordo com as regras determinadas no edital do Enem.


Como fazer a inscrição para corretor de redação do Enem 2020

Para ser um avaliador de redação do Enem, é necessário possuir graduação completa em Letras/Língua Portuguesa ou Linguística. As inscrição para o processo seletivo deve ser realizada até as 17h do dia 05 de outubro de 2020, no endereço redacoes.exame.fgv.br.

Além da formação superior, o edital destaca como requisito básico para a função:

  • Possuir computador com acesso à internet
  • Possuir smartphone com sistema Android ou iOS

Esses equipamentos eletrônicos são fundamentais para participação no processo de seleção e para acesso ao sistema de correção, que só é liberado por meio de um token de segurança.


Etapas do processo seletivo

Os inscritos serão convocados a participar de um Curso de Capacitação a Distância, entre os dias 24 de outubro e 23 de novembro de 2020. O bom aproveitamento do conteúdo deverá ser comprovado através da realização de provas objetivas e dissertativas. Os candidatos que somarem a maior pontuação nas avaliações serão convocados para a próxima etapa do processo seletivo. A lista de aprovados será divulgada no dia 10 de dezembro de 2020.


A segunda etapa do processo seletivo é o Curso de Capacitação Presencial de Avaliadores, previsto para os dias 06 e 07 de fevereiro de 2021. Contudo, devido as medidas de distanciamento social, pode ser que essa etapa também seja online.


Antes de finalmente ser contratado para a função de corretor de redação do Enem, os aprovados devem participar de um pré-teste online, nos dias 08 e 09 de fevereiro de 2021. Essa etapa de caráter eliminatório consiste na correção de 50 redações com o mesmo tema proposto no Enem.

A partir do dia 10 de fevereiro de 2021, inicia-se a correção efetiva de redações do Enem 2020.


Quem não pode fazer a inscrição para ser um corretor de redação do Enem?

Qualquer pessoa inscrita no Enem 2020, seja na modalidade impressa ou digital, não pode exercer a função de avaliador de redações. Quem tem filhos, cônjuge, dependentes legais ou outro parente de 1º grau inscrito no Enem de referência, também é impedido de participar da seleção.


Todas as informações sobre a remuneração do corretor de redações do Enem estão no edital.


Postar um comentário

0 Comentários