Hot Posts

6/recent/ticker-posts

IFSP abre inscrições para quase 6.000 vagas de cursos técnicos gratuitos

IFSP abre inscrições para quase 6.000 vagas de cursos técnicos gratuitos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas, até o dia 10 de novembro, para o processo seletivo para cursos técnicos gratuitos.

São quase 6.000 vagas para o primeiro semestre de 2020. As oportunidades estão distribuídas em cursos ofertados por 35 câmpus presentes em 34 cidades paulistas. Em Araraquara, Matão, São Carlos, e São João da Boa Vista são oferecidas 600 vagas.

Em Araraquara são 160 vagas para os cursos de informática, mecânica e mecatrônica. Para se inscrever, o candidato deve criar um cadastro no portal https://processoseletivo.ifsp.edu.br e preencher o formulário de inscrição e o questionário socioeconômico.

Serão 40 vagas para o curso técnico integrado ao ensino médio em Informática; 40 vagas para o curso técnico integrado ao ensino médio em Mecânica; 40 vagas para o curso técnico concomitante/subsequente em Informática; e 40 vagas para o curso técnico concomitante/subsequente em Mecatrônica.

Nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, o aluno cursa tanto as disciplinas do ensino médio quanto as do ensino técnico. O pré-requisito para ingressar nesses cursos é ter concluído o 9º ano do ensino fundamental. 

Nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes, o estudante cursa apenas o ensino técnico. O pré-requisito para ingressar nesses cursos é ter concluído o ensino médio ou estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio.

O processo seletivo receberá inscrições até 10 de novembro. De acordo com o diretor adjunto educacional de São Carlos, João Luiz Franco, é importante que os alunos se antecipem, pois o cadastro pede também o histórico escolar, que deve ser solicitado na instituição e ensino onde a pessoa estudou.

"As inscrições são gratuitas. Os interessados têm que entrar no site, fazer um cadastro, preencher todas as informações, anexar o histórico escolar e aí o processo seletivo será feito pelas notas referentes a esse histórico. O próprio sistema é que vai fazer a classificação", explica. 

Segundo Franco, é importante que os alunos leiam todo o edital no site e escolham apenas um curso. "As outras documentações serão solicitadas apenas durante a matrícula. Qualquer dúvida ou auxílio, o campus está à disposição", diz.

Assim como nas edições anteriores, a seleção dos candidatos será feita por meio de análise de histórico escolar e não por provas. Os candidatos devem inserir as notas ou conceitos das disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Para cursos integrados, as notas a serem informadas são as do 8° ano (antiga 7ª série) do ensino fundamental. Já para os cursos concomitantes ou subsequentes, as notas a serem informadas são do 9° ano (antiga 8ª série) do ensino fundamental.

Não há limite de idade para estudar no IFSP. Não importa se você está terminando o ensino fundamental agora ou se você concluiu o ensino médio há muitos anos. Se você quer estudar e se recolocar no mercado de trabalho, essa é sua chance.

Postar um comentário

0 Comentários