Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Jovem Aprendiz: O que é isso? Posso participar?

Jovem Aprendiz: O que é isso? Posso participar?

Muitos jovens tem frequentes dúvidas sobre o programa Jovem Aprendiz e se podem participar, como faz, entre outras. Confira algumas dessas dúvidas solucionadas!


O que é Jovem Aprendiz? 

Jovem Aprendiz, são jovens e adolescentes que desejam desenvolvimento e crescimento profissional, dentro de uma área de performance específica, valorizam a educação e, especialmente, querem realizar sonhos.

Qual o Objetivo? Como funciona?

O objetivo do programa é de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam a capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo o país.

Existe uma Lei (10.097/2000) a qual afirma que empresas de médio e grande porte devem contratar jovens como aprendizes. O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.

Como funciona a Lei 10.097/00?

Juntamente com o decreto Federal nº 5.598/05, determina que as empresas de médio a grande porte devem possuir uma porcentagem equivalente a 5% e 15% de jovens aprendizes em trabalho e/o estágio, sendo que estes demandem alguma função dentro da empresa.

Para participar de qualquer programa de Jovem Aprendiz é preciso ter idade entre 14 e 24 anos. Porém fica a cargo da empresa definir a idade mínima, não inferior a 14 anos, e máxima, não podendo ser acima dos 24 anos. Com exceção dos candidatos portadores de deficiência que não há limite de idade.

É preciso ainda estar matriculado ou já concluído a educação básica (ensino médio). Ressaltando que os estudantes das escolas públicas podem ter preferência na seleção, pois o programa tem também o propósito de inclusão social.

O Jovem Aprendiz recebe? Qual o Salário?

Sim, o jovem que participa do programa recebe. O valor é calculado com base nas horas trabalhadas mensalmente, incluindo as aulas teóricas e o repouso semanal remunerado e feriados, por isto que se diz que todo jovem aprendiz recebe salário referente às horas trabalhadas.

Além do salário propriamente dito o jovem aprendiz também tem direito a todos os benefícios trabalhistas assegurados por lei, além de outros oferecidos por algumas empresas em especial.

Confira a baixo alguns programas que estão em abertos, e se inscreva:

  • ATOS
  • Rhodia
  • JBS
  • SENAI


Postar um comentário

0 Comentários