Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Agendamento Ministério do Trabalho (MTE): passo a passo de como fazer

Agendamento Ministério do Trabalho (MTE): passo a passo de como fazer

Emitir carteira de trabalho, solicitar seguro-desemprego e obter registro profissional são algumas opções de serviços.


O Ministério do Trabalho e Emprego opera em todo o país com o objetivo de resolver questões relacionadas aos vínculos empregatícios. Ao agendar atendimento, o trabalhador consegue atualizar sua carteira de trabalho, obter informações sobre abono salarial, dar entrada no seguro desemprego, entre outros serviços. Veja o passo a passo de como fazer agendamento no Ministério do Trabalho e tire todas as suas dúvidas.

Nos últimos anos, o Ministério do Trabalho tem buscado formas de oferecer facilidades aos trabalhadores e empregadores. O aplicativo CTPS Digital, que permite tirar a carteira de trabalho de forma mais prática e rápida, é uma das apostas, assim como a ferramenta Empregador Web, que facilita o envio de informações dos funcionários pelos contratantes. Ainda assim, algumas pessoas preferem agendar atendimento e conversar pessoalmente com um atendente do órgão administrativo.

Como fazer agendamento Ministério do Trabalho pela internet?



Para agendar atendimento, é necessário acessar o Sistema de Atendimento Agendado (SAA). Veja abaixo o passo a passo para fazer agendamento no Ministério do Trabalho:

  • Passo 1: Acesse o site SAAWEB-MTE
  • Passo 2: Defina o seu estado, o município e o tipo de atendimento agendado.
  • Passo 3: Informe no campo em branco o código de segurança que aparece na imagem e clique no botão “Prosseguir”.

Após formalizar o agendamento, é necessário se programar para comparecer à unidade do MTE no dia e horário marcado. Todos os documentos necessários devem estar em mãos para agilizar o processo.

Caso o serviço não esteja disponível no município selecionado, é necessário entrar em contato pelo número 158 e solicitar informações.

No âmbito do SAA também é possível reagendar ou cancelar atendimento. Para isso, basta informar o CPF/CNPJ/CEI.

Opções ser serviços para agendamento MTE

O Ministério do Trabalho e Emprego trabalha com muitas opções de atendimento agendado. Confira:

Atualização da carteira de trabalho

A carteira de trabalho precisa passar por atualizações na medida em que a atividade do colaborador sofre mudanças, como troca de ocupação ou ajuste de salário. Esse documento, quando atualizado, serve para comprovar experiência e ajuda a conseguir um novo emprego.

Baixa de CTPS

A rescisão deve constar na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), por isso a empresa precisa dar baixa no documento e informar a data de desligamento.

Emissão de carteira de trabalho

A emissão da CTPS para brasileiro ou estrangeiro pode acontecer através de um atendimento agendado. O documento é considerado obrigatório para toda pessoa que presta algum serviço para o comércio, indústria, agricultura ou de natureza doméstica. Também existe a possibilidade de tirar a carteira de trabalho pelo aplicativo CTPS Digital.

Empregador Web

Essa plataforma foi criada pelo Ministério do Trabalho com o propósito de facilitar o envio de requerimentos de Seguro-Desemprego pelos empregadores. O sistema acelera os processos e reduz as despesas com formulários.

Entrada no seguro desemprego

Após ser demitido, o trabalhador assegurado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) pode solicitar o seguro-desemprego no prazo de 7 a 120 dias após a data de desligamento. Esse benefício é pago entre três a cinco parcelas, conforme o tempo de serviços prestados no último emprego. A primeira parcela do seguro geralmente é liberada 30 dias após o atendimento.

Entrega de CTPS

A entrega da carteira de trabalho geralmente é feita quando há necessidade de atualizações no documento.

Entrega de registro profissional e de contratante


O MTE concede registro profissional para algumas categorias, como é o caso de artistas, jornalistas, atuários, agenciador de propaganda, arquivista, entre outras.

Homologação de rescisão de contrato de trabalho

É um procedimento realizado no caso da demissão de um funcionário que prestou serviços para uma empresa por mais de um ano.

Informações Abono Salarial

O benefício, também conhecido como PIS/PASEP, é pago aos trabalhadores que recebem até dois salários mínimos. Além do atendimento agendado, o empregado também pode contar com o app Sine Fácil para obter informações.

Informações CAGED para trabalhador

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados é uma base de dados do MTE, que reúne as admissões e demissões de funcionários.

Informações eSocial

O e-Social é uma iniciativa do Governo Federal, que tem como objetivo unificar o envio de informações do empregador no que diz respeito aos colaboradores. Ele torna mais transparente todas as obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias.

Informações RAIS para trabalhador

Todo ano, o Ministério do Trabalho solicita uma relação de informações sociais da empresa e o trabalhador pode fazer consultas específicas sobre isso.

Orientação trabalhista

Entender as leis trabalhistas pode ser complicado, por isso o MTE disponibiliza esse serviço, que explica ao trabalhador sobre os direitos e deveres.

Recurso seguro desemprego

Em caso de seguro desemprego negado, é possível entrar com recurso através de um atendimento agendado.

Solicitação de registro profissional

Esse serviço deve ser solicitado por profissionais que precisam do registro profissional para trabalhar.

Ainda tem dúvidas sobre agendamento Ministério do Trabalho? Deixe um comentário.


Postar um comentário

0 Comentários