Hot Posts

6/recent/ticker-posts

6 habilidades que os recrutadores não querem ver no seu CV

6 habilidades que os recrutadores não querem ver no seu CV

O currículo deve ser um documento que reúne informações relevantes sobre sua formação e sua trajetória profissional, muitas vezes sendo o primeiro contato entre você e o recrutador.

Sabendo que, às vezes, centenas de currículos são analisados para uma única vaga, o ideal é que o documento seja sucinto, atendendo exatamente àquilo que o recrutador deseja saber sobre os candidatos.

Dentro das possibilidades do que pode ser adicionado em seu CV estão suas habilidades e proficiências. Mas, embora possa lhe parecer uma boa ideia listar tudo o que for possível, nem todas as suas qualidades são interessantes para quem lê. Saiba quais são e entenda os motivos:

Pontualidade

Seja franco: você contrataria alguém que não cumpre prazos? A pontualidade é algo que o recrutador já espera de qualquer profissional. Por não se tratar de um diferencial, não precisa ser apontado em seu currículo – existem outros elementos mais importantes para tomar o espaço dessa informação.

Se for necessário, esse assunto será abordado durante a entrevista.

Organização

A falta de organização pode levar a erros básicos, causando pequenos conflitos no dia a dia ou acabando com todo um projeto da empresa. Mais uma vez, essa é uma característica necessária para todos os profissionais do mercado, o que a torna desnecessária no currículo.

Mas, durante a entrevista, o recrutador pode acabar questionando sobre a forma como você se organiza ou pedindo um exemplo de quando precisou lidar com muitas coisas e planejar como executar todas elas. Esteja preparado!

Proatividade

O “sentimento de dono” está cada vez mais sendo cobrado pelas empresas na hora de contratar um novo funcionário. Tal atitude tem a ver com tratar seu trabalho com muita responsabilidade e ser proativo em resolver problemas, conflitos e propor novas soluções.

Essa é uma característica interessante para se contar durante uma entrevista, principalmente ilustrando com algo que você tenha feito em experiências anteriores e que explicitem bem a sua proatividade. Sendo assim, você pode dispensar a palavra de seu currículo, já que ela fica muito vaga sem uma história para contar.

Facilidade de trabalhar em equipe

Novamente, trabalhar bem em equipe é uma característica essencial para um bom profissional, principalmente em empresas que adotam um estilo mais ágil e um fluxo de trabalho que integra pessoas e equipes. Pergunte a si mesmo se essa facilidade realmente tem valor em seu currículo ou parece que está ali só para ocupar um vazio.

Digitação ou pacote Office

Saber utilizar ferramentas básicas como o e-mail e o pacote Office nem aparece mais como requisito na maioria das vagas. Entende-se que, com o mundo cada vez mais integrado com o digital, a maioria dos profissionais já possui familiaridade com atividades relacionadas. Pense na necessidade de ter essa informação em seu documento!

Boa comunicação

Se a vaga para a qual você está se candidatando não tiver contato direto com o público, como um agente de vendas, por exemplo, essa é uma característica que ficará bem clara para o recrutador durante a entrevista de emprego. Ou seja, se não for um critério para a oportunidade, não precisa existir em seu currículo.

Postar um comentário

0 Comentários