Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Araraquara cria 638 postos de trabalho em fevereiro

Araraquara cria 638 postos de trabalho em fevereiro

O saldo do mês foi puxado pelo setor de serviços, com a criação de 306 vagas A movimentação de vagas de emprego formal em Araraquara apresentou saldo positivo em fevereiro, foram 638 novos postos criados. 

Esse é o melhor desempenho registrado para o mês desde 2011, quando foram geradas 1.247 vagas formais. De acordo com levantamento do Núcleo de Economia do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara (Sincomercio), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o resultado decorre de 3.071 admissões e 2.433 desligamentos no período. Em fevereiro de 2018, a abertura líquida de vagas havia sido de apenas 20 postos.

Observando o resultado por grandes categorias econômicas, apenas o setor da agropecuária encerrou o mês com saldo negativo. Foram 62 contratados e 73 dispensados. Em contrapartida, o setor que mais se destacou positivamente foi o de serviços, com contratação líquida de 306 novos funcionários, responsável por mais da metade de todas as admissões realizadas no período. Também apresentaram números expressivos o setor comercial e a construção civil, com saldo de 160 e 133 novos contratados, respectivamente.

No caso do setor de serviços, o segmento responsável pela maior parte das vagas criadas foi o de transporte e comunicações, com 96 novas vagas, e o de ensino, que admitiu 95 novos profissionais. Na sequência, os serviços de alojamento, alimentação, manutenção e redação absorveram 49 dos novos contratos efetuados, seguido pela administração pública que contratou 12 funcionários. Já o subsetor de comercialização e administração de imóveis encerrou o mês com 17 trabalhadores a menos.

Em relação ao resultado acumulado, os dados agregados do primeiro bimestre também revelaram 2019 como o melhor saldo de contratações para o período desde 2011, quando haviam sido contratados 2.629 funcionários. Nos dois casos, o setor de serviços também obteve o maior saldo de contratações.

Após três anos de grande número de demissões em todos os setores da economia, a recuperação no saldo do emprego iniciada em 2018 vem avançando durante o primeiro bimestre de 2019. No entanto, é preciso cautela para avaliar tais movimentações, uma vez que a concentração de abertura de vagas ainda está atrelada a segmentos de menor produtividade, como o setor de serviços. Ainda assim, as perspectivas em relação ao mercado de trabalho de Araraquara são positivas, tendo em vista a melhora dos resultados registrados em todos os segmentos, fato que sustenta a tendência de redução do desemprego local e a expectativa de crescimento da economia brasileira.

Fonte: Portal Morada

Postar um comentário

0 Comentários