Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Barragem da Vale rompe em Brumadinho, região metropolitana de BH

Barragem da Vale rompe em Brumadinho, região metropolitana de BH

Atualizada em 25/01/2019 17:14

Uma barragem de rejeitos da empresa mineradora Vale rompeu na tarde desta sexta-feira (25) na cidade de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. A Defesa Civil de Minas Gerais e o Corpo de Bombeiros enviaram equipes ao local. Emissoras de TV mostraram imóveis e veículos atingidos pelos rejeitos e o resgate de moradores. Até o momento, quatro vítimas (um homem e três mulheres) foram encaminhadas para o hospital estadual João XXIII, na capital mineira -- o estado delas é estável.

As principais preocupações no momento, de acordo com o órgão federal, são o resgate de vítimas e a proteção de pontos de captação de água.

O governo de Minas Gerais disse em nota que uma força-tarefa do estado está no local do rompimento e que designou a formação de um gabinete estratégico de crise para acompanhar de perto as ações.

Situado no município, o Instituto Inhotim, considerado o maior museu a céu aberto do mundo, também está sendo esvaziado. Em nota, a Vale confirmou o rompimento e disse que acionou um plano de atendimento à emergência. Segundo a mineradora, a lama atingiu uma parte da área administrativa da barragem onde havia funcionários, o que indicaria a possibilidade de vítimas. O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, informou que uma equipe do governo federal foi para Brumadinho. O presidente Bolsonaro se pronunciou e também anunciou o direcionamento de autoridades para Minas Gerais, além de manifestar a intenção de visitar o local neste sábado pela manhã.

Em nota, a Vale confirmou o rompimento e disse que acionou um plano de atendimento a emergência. "As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local", diz o texto (leia abaixo a íntegra da nota)


O rompimento aconteceu na região do córrego do Feijão, que deságua no rio Paraopeba. A Prefeitura de Brumadinho emitiu um comunicado nas redes sociais pedindo que a população mantenha distância do leito do Paraopeba. Equipes do hospital municipal João Fernandes do Carmo estão de prontidão, mas não haviam recebido vítimas até o último contato com a reportagem.

A Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais) informa que o abastecimento de água da região metropolitana de Belo Horizonte não será prejudicado com o rompimento da barragem.

"Água está ficando marrom" 

O radialista Vanderlei Rodrigues, da Rádio Regional FM de Brumadinho, diz que os rejeitos já começaram a chegar ao centro da cidade, pelo leito do rio Paraopebas, que corta o município. "A água já está ficando marrom, começou a chegar aqui", disse em conversa ao telefone com o jornais por volta das 14h40. "Como nos últimos dias choveu muito pouco, e o leito do rio é largo aqui na cidade, estamos com a esperança que ele seja o suficiente para vazar a lama que vem lá de cima sem transbordar.

Rodrigues diz que aparentemente a área mais atingida pelo rompimento foi a da própria Vale, próxima à barragem. De acordo com o radialista, abaixo da barragem havia algumas propriedades rurais, como sítios e fazendas, e alguns restaurantes e pousadas. Ele conta que parte do centro da cidade foi esvaziada e "está deserta"

Três Anos e Meio após Tragédia de Mariana 

O caso acontece três anos e dois meses após o rompimento de uma barragem da Samarco em um distrito de Mariana, também em Minas Gerais. A Vale é uma das controladoras da Samarco. Dezenove pessoas morreram na ocasião e milhares perderam as casas em função do vazamento de 40 bilhões de litros de lama.

Nota da Vale 


Veja a íntegra da nota da empresa.

"A Vale informa que ocorreu, no início da tarde de hoje, o rompimento de uma barragem na Mina Feijão, em Brumadinho (MG). As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Ainda não há confirmação se há feridos no local. A Vale acionou o Corpo de Bombeiros e ativou o seu Plano de Atendimento a Emergências para Barragens. A prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade. A companhia vai continuar fornecendo informações assim que confirmadas."

Fotos:








Vídeos:








Postar um comentário

0 Comentários