Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Comprovante de cadastro CadÚnico: aprenda como emitir online


Serviço diminui as filas nos postos de atendimento do Cadastro Único e Bolsa Família.


Quem vai prestar concursos e vestibulares geralmente precisa apresentar o comprovante de cadastro no CadÚnico para ter direito à isenção de taxa. A boa notícia é que você não precisa ir até uma unidade do CRAS para obter o documento. Ele pode ser emitido pela internet, de forma rápida e prática.

Em abril de 2013, a então presidenta da república Dilma Rousseff sancionou a Lei nº 12.799/13, que isenta os estudantes de baixa renda das taxas de inscrição para vestibulares em instituições públicas de ensino. No entanto, para ter acesso à gratuidade, é necessário comprovar a participação no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O comprovante de cadastramento não serve apenas para obter isenção de taxa em vestibulares. Ele também pode ser solicitado em outras situações. Muitas famílias geram o documento para verificar se as informações cadastradas estão corretas. Se houver erros, é necessário solicitar revisão cadastral, caso contrário, pode acontecer o bloqueio do benefício social. Mudança de renda, morte de integrante da família ou nascimento de um novo membro são motivos para atualizar o cadastro.

Consulta Cidadão: portal de serviços do MDS

Com o objetivo de facilitar a vida das pessoas, o Governo Federal desenvolveu a plataforma Consulta Cidadão, que disponibiliza informações cadastrais das famílias inscritas no CadÚnico. É também por meio dessa plataforma que os alunos conseguem imprimir o comprovante de cadastramento, solicitado pelas universidades para validar a isenção de taxa pela Lei nº 12.799/13.

Assim como outros serviços online do Governo Federal, a iniciativa Consulta Cidadão foi criado para reduzir as filas que existem nos postos de atendimento do Bolsa Família e do Cadastro Único. Desse modo, as pessoas não precisam esperar várias horas para obter uma informação simples (o número do NIS, por exemplo) ou gerar um documento comprobatório.

O Consulta Cidadão pode ser acessado por cidadãos inscritos em programas sociais do Governo Federal, como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia, Pro Jovem e Carta Social. Os servidores de órgãos públicos e entidades sem fins lucrativos também podem utilizar o serviço de consulta online para verificar a situação dos cadastros.

Como obter o comprovante de cadastro no CadÚnico?



Veja abaixo o passo a passo para obter o comprovante de cadastro no CadÚnico pela internet:

Passo 1: Acesse o endereço eletrônico https://aplicacoes.mds.gov.br/sagi/consulta_cidadao/;

Passo 2: Preencha o pequeno formulário com os dados solicitados, como nome completo, data de nascimento, nome da mãe, estado e município.

Passo 3: confirme que você não é um robô.

Passo 4: Clique no botão “Emitir”.

Passo 5: Pronto! A certidão que comprova a inscrição no CadÚnico será gerada para imprimir. O acesso ao documento é imediato, ou seja, não é preciso esperar para receber o comprovante de cadastramento.

É importante destacar que o comprovante gerado reúne informações de cerca de 45 dias que antecedem a data da consulta.

Quais informações constam no comprovante?

O comprovante de cadastro no CadÚnico reúne vários dados relevantes, como datas de cadastramento e última atualização feita pela família. Além disso, há detalhes como as faixas de renda total e rendimentos por pessoa (per capita).

O documento também reúne algumas informações básicas como nome completo, data de nascimento e NIS de cada membro da família inscrita no Cadastro Único. A relação de parentesco de cada integrante com o responsável pelo núcleo familiar também é informada.

Tem como fazer consulta pelo celular?

Se você precisa gerar um comprovante de cadastramento para imprimir, o melhor caminho é usar um computador. No entanto, se o objetivo for apenas verificar o Número de Identificação Social (NIS), o meio mais simples é instalar o aplicativo Meu CadÚnico no celular, disponível para Android e iOS.

Algumas universidades já estão com inscrições abertas para o vestibular e solicitam o comprovante de cadastramento para conceder isenção de taxa.

Ainda tem dúvidas sobre como utilizar o serviço online? Deixe um comentário com a sua pergunta.

Postar um comentário

0 Comentários