Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Como usar a OLX para arrumar emprego? Veja as melhores dicas

Como usar a OLX para arrumar emprego? Veja as melhores dicas

Já passou do tempo em que o OLX anunciava apenas produtos para venda. Agora também tem como usar a OLX para arrumar emprego e anunciar seu negócio. Desde que a plataforma criou uma seção só para anúncios de oportunidades de trabalho e uma categoria para cadastrar currículos, a prática tem se tornando cada vez mais real.

A maneira é bem fácil e vamos te mostrar aqui algumas dicas de como melhorar o seu currículo e ficar atento às vagas. Existem três possibilidades de utilizar o site: apenas para procurar vagas, cadastrar o currículo e/ou anunciar seu serviço. É sempre importante usar pelo menos dois modos e analisar se o emprego necessita de um terceiro ou vai ser apenas um gasto de tempo.

Também é preciso ter cuidado, pois acontecem muitos golpes no site. Então sempre tente dar uma conversada antes, ver se o lugar realmente existe e se a pessoa é de confiança. Somente assim os dados pessoais podem ser passados – como o endereço e CPF. Mas, fora isso, é bem fácil, rápido e simples.

Como procurar por vagas de emprego na OLX

O OLX implantou uma seção própria para a procura de empregos, que também pode ser especificada pelo segmento e localização. O site de anúncios é usado para buscar oportunidades não só no Brasil, mas também no exterior. Em Portugal, por exemplo, o OLX se destaca como uma das principais ferramentas para arrumar trabalho.

Para procurar vagas disponíveis, é mais interessante mexer pelas categorias do site do que procurar na barra de pesquisa, já que consegue selecionar diretamente a sua localidade – estado e/ou cidade – para restringir o que mas se encaixar no seu perfil.

As principais categorias apresentadas são nas áreas atendimento ao cliente, administrativa, comercial, de comunicação, bancária, telecomunicações, logístico, de turismo, educação, marketing, saúde, agricultura, engenharia, doméstica e de construção.

Existem seções que ajudam a filtrar o tipo de serviço e localidade, caso seja amplo algum desses, deixe de lado e procure pela barra de pesquisa mesmo. A OLX também possui um aplicativo, para quem não possui computador, que deixa mais fácil essa pesquisa. Além da própria plataforma, a pesquisa pode ser feita diretamente pelo Google.

Empresas que cadastram vagas geralmente deixam algum e-mail ou telefone de contato na descrição da vaga, para o envio do currículo. Assim, não é preciso começar uma conversa por chat.


Achei uma vaga. E agora?

Ao achar uma vaga, pesquise sobre a empresa e tente entender qual será a sua função, para destacar no currículo informações que possam ser úteis para a empresa na hora de analisar os concorrentes. Se, por exemplo, é uma multinacional que está oferecendo uma vaga, tente destacar as línguas e as outras experiências que já teve.

Além disso, é aconselhável tentar achar pessoas que já trabalharam no lugar para entender como funciona a empresa. Até para ter conhecimento se o ambiente de trabalho é favorável e o emprego é realmente o que está procurando.

É muito comum famílias que precisam de empregadas domésticas, cozinheiras, motoristas, babás e enfermeiras. Elas utilizam o OLX para anunciar as oportunidades. Essas vagas costumam ser postadas frequentemente e também acabam rápido, pela procura ser alta. Então vale a pena acompanhar as publicações e deixar seu currículo a mostra para quem procurar.

Como cadastrar currículo?

Ao cadastrar um anúncio, existe a seção Empregos e negócios > CURRÍCULO, que é mais adequada para quem quer usar a OLX para arrumar emprego. De preferência, não cadastre seu perfil na seção OFERTAS DE EMPREGO, pois as empresas e pessoas físicas costumam ir direto em Currículos.

No cadastro, tem como colocar um título, para destacar qual a sua área específica. Na descrição, é recomendado colocar experiências, cursos, se possui CNH e atributos que te diferenciam. Descreva sua formação, especifique a área de atuação principal e coloque temas que têm afinidade para criar um currículo completo e de destaque.

Por exemplo: “Possuo 10 anos de experiência no setor. Já trabalhei em 2 empresas em que desempenhava a função ___ e a função ___. Dentro dessas funções tenho conhecimentos nas seguintes tarefas”.

Um currículo rico em descrições e competências, ligado ao alcance da OLX, pode ser o que falta para conseguir um emprego. É importante saber trabalhar com as duas modalidades, anunciar currículo e procurar vagas, pois muitas empresas preferem que os candidatos venham falar primeiro com elas.

Após isso, a OLX analisa o currículo e vê se está adequado dentro dos padrões estabelecidos (como não conter nenhum discurso de ódio).

Como deixar o seu currículo ótimo

O mais importante não é colocar suas descrições pessoais (como qualidades ou defeitos), isso geralmente é observado na entrevista. A descrição é uma área para falar sobre seus objetivos como trabalhador e suas habilidades.

Além de antigos trabalhos, é interessante descrever algumas habilidades de hobbies pessoais (como fotografia ou gastronomia). Qualquer característica a mais pode diferenciar no meio dos vários currículos que estão presentes no site hoje.

Para isso é aconselhável descrever as línguas que é fluente, bom ou mediano e as tecnologias que têm conhecimento e afinidade. Até o mediano de Microsoft Office vale para isso.

Como anunciar seu serviço

Além de usar o OLX para arrumar emprego fixo, caso você seja trabalhador autônomo ou freelancer, pode oferecer seus serviços pela plataforma. Dessa maneira, pode estabelecer um preço médio, colocar onde você está localizado, telefone de contato e até algum link para portfólio ou site.

Um dos trabalhos mais comuns é o de frete, pois caso o comprador já adquira algum móvel, já pode procurar no próprio OLX como transportar para a sua casa o produto.

As vendas não acontecem diretamente pela OLX. Ela apenas cria uma rede que consegue conectar vendedores e compradores, então o contato pode ser feito pelo chat, telefone ou e-mail. Por isso, é tão importante colocar formas de contato diversas e outras redes como o LinkedIn.

É importante também colocar sua empresa no OLX, para ganhar visibilidade na localidade e as pessoas conhecerem o serviço.

Para anunciar, não precisa pagar nada, é só criar a conta e fazer um anúncio. Mas caso queira ter mais visibilidade, aí precisa pagar para ter uma visualização maior conforme o público e localidade que deseja atingir.

Postar um comentário

0 Comentários