Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Unesp Aberta oferece mais de 60 cursos gratuitos pela internet


A educação à distância não é nenhuma novidade. Mas o advento da internet tornou essa prática ainda mais comum ao facilitar o acesso a cursos online de todas as áreas. A Unesp Aberta é uma entre várias instituições que oferece cursos pela internet.

Página inicial do site unesp

Atualmente, a Unesp Aberta está com uma grade de 60 cursos das áreas Biológicas, Exatas e Humanas. O melhor de tudo: eles são gratuitos. Confira abaixo como se inscrever.

O que é a Unesp Aberta?

A Unesp Aberta é uma plataforma de cursos livres gratuitos da Universidade Estadual Paulista. Ela é uma iniciativa da Reitoria da Unesp (no âmbito das Pró-Reitorias de Graduação, Pós-Graduação e Extensão), juntamente com o Núcleo de Educação à Distância (NEaD/Unesp).
O objetivo é oferecer oportunidade de formação e aperfeiçoamento em diversas áreas do conhecimento para pessoas do Brasil e do mundo. Basta ter acesso à internet para se inscrever e acompanhar um dos cursos oferecidos.

A iniciativa disponibiliza gratuitamente os recursos pedagógicos digitais desenvolvidos para os cursos da Universidade. São cursos livres realizados por meio do Ensino à Distância (EAD), sem assessoria pedagógica, avaliação e certificação.

Como é feito a inscrição

O processo de inscrição em um dos cursos é fácil e rápido. O estudante precisa apenas realizar o cadastro no https://unespaberta.ead.unesp.br/index.php/conteudo, informando nome e e-mail. Após receber uma mensagem de confirmação, ele pode participar de qualquer curso disponível e fazer a inscrição a qualquer momento.

É recomendado seguir alguns requisitos técnicos para acompanhar os cursos, como usar o navegador de Internet Firefox e possuir softwares como Adobe Flash, Word, Adobe PDF e o VLC Media Player para ter acesso a documentos, vídeos e áudios. Saiba mais aqui.

Os cursos online oferecidos pela universidade permitem que os alunos possam mandar um e-mail para o professor que propôs a disciplina para sanar dúvidas. Enquanto o estudante está online na plataforma, ele consegue visualizar e trocar mensagens com outros que também estão cursando a disciplina naquele momento.

A plataforma ainda permite que os estudantes façam exercícios de múltipla escolha sobre o conteúdo abordado no curso quando quiserem. O resultado dos exames sai na hora.

Opções de cursos na Unesp Aberta

Os exemplos de cursos disponíveis nas áreas de áreas Biológicas, Exatas e Humanas é bem amplo. Em Biológicas, por exemplo, é possível se inscrever na disciplina “Conteúdos e Didática de Educação Física”.

Em Exatas, alguns dos cursos disponíveis são: “Evolução Histórica da Química”, “Linguagem Química”, “Os Tipos de Ligações Químicas”, “Visão Macroscópica da Matéria”, entre outros.

A área com maior número de disciplinas disponíveis é a de Humanas. “Arte como Cultura, Concepções e Problematizações”, “Compreensão e Produção Oral em Língua Inglesa”, “Conteúdos e Didática de Geografia”, “Conteúdos e Didática de História”, “Didática Geral”, “Direito Administrativo”, entre vários outros estão entre os cursos disponíveis.

A cartela de cursos abarca os campos mais diversos: Artes, História, Geografia, Línguas, Direito, Educação, Pedagogia, Filosofia, Ética etc.

Vale ressaltar que os cursos realizados via Unesp Aberta não dão direito à certificação.