Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Cursos gratuitos online para escrever melhor: veja 5 opções

Cursos gratuitos online para escrever melhor: veja 6 opções

De acordo com dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), cerca de 70% dos alunos concluem o ensino médio com defasagem de aprendizagem em Língua Portuguesa. Isso acaba afetando a vida profissional desses estudantes, já que a boa escrita é uma habilidade essencial para a conquista de uma vaga no mercado de trabalho. Uma opção para quem quer superar essa dificuldade é procurar cursos gratuitos online para escrever melhor. Há várias opções na web, inclusive alguns voltados para aprimoramento profissional. Separamos seis delas para você.

Conheça alguns cursos gratuitos online para escrever melhor


Como escrever melhor

O objetivo do curso do site Cursou é ensinar maneiras de melhor organização do texto escrito por meio de uma estrutura básica e carga horária de duas horas. O conteúdo programático envolve os seguintes temas: preparando o texto; as quatro perguntas; discurso formal e informal; redação; e revisão do texto. Outro curso do site que também pode ajudar quem quer escrever melhor é o Redação para Leigos, que dá dicas e macetes para os estudantes produzirem uma boa redação. Ambos os cursos não dão direito a certificado.

Comunicação escrita para o trabalho

Oferecido pela Escola do Trabalhador, do Ministério do Trabalho, o curso é voltado para profissionais que querem aprimorar as habilidades comunicativas em textos escritos em situações de trabalho. Com carga horária de 40 horas, o curso foca três tipos específicos de textos a partir da atualização de conhecimentos sobre regras da Língua Portuguesa: correio eletrônico, carta de apresentação e curriculum vitae. O curso dá direito à certificação.

Ler para Escrever Melhor

Oferecido pelo site Curso Grátis Online, o curso foca na importância da leitura para a boa escrita e a produção de textos criativos. Entre os tópicos abordados estão: ler, pensar e escrever; a arte de ler; como escrever bem; a leitura como facilitadora da escrita; linguagem e expressões características de cada gênero etc. O curso dá direito a certificado.

Língua Portuguesa e Prática de Produção Textual

O curso é oferecido pela UniEducar, instituição de Educação que atua nas áreas de Treinamento em Desenvolvimento Profissional e Gerencial. Online e gratuito, o curso tem duração de 4 horas-aula e aborda tópicos como concepção de Linguagem, Linguagem e Pensamento, Linguagem e Ideologia e outros conceitos fundamentais. A metodologia do curso é baseada em videoaulas realizadas via internet e consulta a livros eletrônicos disponibilizados em PDF. Há opções pagas de curso com carga horária maior. Confira mais informações.

Língua Portuguesa sem Complicações

Para escrever bem é preciso antes de tudo saber e entender as regras da Língua Portuguesa. Esse é o foco de mais um dos cursos gratuitos online para escrever melhor recomendados, nesse caso específico oferecido pela Fundação Bradesco. Temas como acentuação, regência, concordância nominal e verbal, coesão e coerência textual estão na estrutura do curso, que tem carga horária de 20 horas-aula.