Servidor público tem regras de aposentadoria diferentes; entenda

O especialista em Previdência Social Hilário Bocchi Júnior orienta sobre os cuidados na hora do servidor público planejar o benefício.

Servidor público tem regras de aposentadoria diferentes; entenda
As pessoas que prestam serviço para um órgão público – os servidores públicos – têm regras de aposentadoria diferentes.

Tem servidor público que começou a carreira no serviço público, mas tem quem já trabalhou na iniciativa privada ou ainda fazem as duas coisas ao mesmo tempo.

Quais são os cuidados na hora do servidor público se planejar a aposentadoria?
Tudo tem a ver em qual previdência o servidor está enquadrado. Os que trabalham como celetistas se aposentam pelo INSS.

Os estatutários se aposentam por um instituto próprio que será diferente dependendo do órgão que trabalha (municipal, estadual, União ou Distrito Federal). E tem quem está vinculado a mais de um desses institutos.

O servidor público pode misturar o tempo de serviço do INSS com o de outro Instituto de Previdência?
Existe até um documento próprio para isso: a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC). Basta solicitar este documento na Previdência em que tempo foi prestado e depois averbar na Previdência na qual o servidor quer se aposentar.

Por exemplo: se quer levar o tempo da iniciativa privada para o Estado, tem que pedir a CTC no INSS e depois averbar no Estado.

E quando o tempo de serviço é insalubre perigoso ou penoso. Ele serve também para aposentadoria especial?
Vamos deixar claro que o servidor público também tem direito à aposentadoria especial, com 25 anos com base em 100% da média das contribuições sem limite ao teto do INSS. É um ótimo benefício e muitos trabalhadores (dentistas, médicos, enfermeiros, pessoa da limpeza pública, dentre outros) estão se beneficiando desta vantagem.

Mas para levar o tempo de um instituto para o outro tem que provar que a atividade é especial por meio do PPP ou do LTCAT.

Qual é o melhor momento para fazer esta averbação de tempo de contribuição?
As pessoas ficam afobadas e acabam perdendo direito. Ninguém deve averbar tempo de serviço de uma previdência para outra sem um planejamento.

As pessoas podem perder a oportunidade de ter mais de uma aposentadoria, perder adicionais de tempo de serviço, a possibilidade de antecipar a aposentadoria, além de vários outros direitos dependendo da categoria profissional a que pertencem.

O ideal é fazer um diagnóstico previdenciário antes de tudo.

O que é o abono de permanência em serviço?
Quem já pode se aposentar, mas não quer parar de trabalhar, pode solicitar o abono de permanência, que é, a grosso modo, um acréscimo de 11% no valor da remuneração.

Para quem está em dúvida sobre o que fazer, se se aposenta ou não, é um ótimo negócio. Dá para continuar trabalhando sem perder as vantagens salariais que não são incorporadas na aposentadoria.

O servidor público que está vinculado ao INSS tem mais vantagens em relação ao estatutário?
Eu fiz um quadro comparativo das vantagens e desvantagens. É muito importante que os servidores públicos saibam dos seus direitos.

Na minha concepção, a maior vantagem do servidor vinculado ao INSS é a de que ele pode se aposentar e continuar trabalhando, enquanto o vinculado ao Instituto Próprio de Previdência é exonerado no mesmo dia em que se aposenta.
Nome

Abono Salarial,2,Agenda,2,Altinópolis,1,Américo Brasiliense,116,Araçatuba,4,Araraquara,3294,Araras,1,Barretos,1,Batatais,1,Bauru,13,Bebedouro,2,Boa Esperança do Sul,5,Borborema,1,Brasil,17,Brotas,3,Bueno de Andrada,2,Cajuru,1,Campinas,17,Carreira,88,Caxias do Sul,1,Concurso Público,87,Concursos,17,Cotidiano,1,Cravinhos,1,Cubatão,1,Cultura,5,Curiosidades,16,Currículo,5,Cursos,181,Cursos a Distância,27,Cursos Técnicos,9,Datas Comemorativas,34,Descalvado,1,Dicas,168,Dicas para o trabalho,3,Direito Trabalhista,97,Dobrada,1,Economia,76,Educação,28,Educação Profissional,1,Eleições,1,Emprego,16,Encceja,10,Enem,21,Ensino Superior,1,Estágios,197,Fatec,1,Franca,3,Freelance,35,Fuvest,2,Gavião Peixoto,5,Greve,2,Guaíra,1,Guará,1,Guararapes,1,Guia das Profissões,1,Ibaté,17,Ibitinga,2,Indaiatuba,2,Ipuã,1,Itápolis,2,Jaborandi,1,Jaboticabal,5,Jacupiranga,1,Jaguariúna,1,Jovem Aprendiz,52,Limeira,2,Livros,2,Livros Grátis,1,Matão,90,Monte Alto,1,Monte Azul Paulista,1,Motuca,2,Mundo,2,Notícias,513,Nova Europa,3,Palestras,2,Passo Fundo,1,PCD,1,Pequenos Negócios,12,Pet Animais,1,Piracicaba,18,Piraju,1,Política,2,Pradópolis,1,Presidente Prudente,4,Processos Seletivos,36,Profissões,3,Programas Sociais,2,Ribeirão Bonito,5,Ribeirão Preto,71,Rincão,4,Rio Claro,8,Salários,1,Santa Ernestina,1,Santa Lúcia,2,Santo Antônio de Posse,1,Santos,4,São Carlos,179,São João da Boa Vista,1,São José do Rio Pardo,1,São José do Rio Preto,5,São José dos Campos,4,São Leopoldo,1,São Paulo e Sorocaba,1,São Paulo/SP,27,Saúde,3,Senac,12,Senai,4,Sertãozinho,2,Seu Dinheiro,6,Sorocaba,4,Tabupuã,1,Taquaritinga,3,Trabalho no Exterior,2,Trainee,9,Univesp,1,Utilidade pública,2,Vagas abertas,3,Vagas de Emprego,3318,Vagas PCD,29,Vestibular,6,Vestibulares,3,Vídeo,5,
ltr
item
Empregos Araraquara: Servidor público tem regras de aposentadoria diferentes; entenda
Servidor público tem regras de aposentadoria diferentes; entenda
O especialista em Previdência Social Hilário Bocchi Júnior orienta sobre os cuidados na hora do servidor público planejar o benefício.
https://1.bp.blogspot.com/-AvAS6Lf1mKU/WxquwBvbKcI/AAAAAAAAB-4/l9BoKgsqtOEC5qU2uKkjfn5pbJV2sySPwCLcBGAs/s1600/Mat%25C3%25A9ria.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-AvAS6Lf1mKU/WxquwBvbKcI/AAAAAAAAB-4/l9BoKgsqtOEC5qU2uKkjfn5pbJV2sySPwCLcBGAs/s72-c/Mat%25C3%25A9ria.jpg
Empregos Araraquara
https://www.empregosararaquara.com.br/2018/06/servidor-publico-tem-regras-de-aposentadoria-diferentes.html
https://www.empregosararaquara.com.br/
https://www.empregosararaquara.com.br/
https://www.empregosararaquara.com.br/2018/06/servidor-publico-tem-regras-de-aposentadoria-diferentes.html
true
2665611394616304272
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post VER TUDO Consulte Mais informação Resposta Cancelar resposta Delete Por Home PAGES POSTS Ver tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ LABEL ARCHIVE PROCURAR TODAS AS PUBLICAÇÕES Não encontrou nenhuma correspondência posterior com o seu pedido Voltar ai início Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat Janeiro Fevereiro Marcio Abril Maio Junho Julio Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar