Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Saiba como ingressar e seguir a carreira militar na Aeronáutica


A carreira militar tem inúmeras peculiaridades. Ao entrar para a Força Aérea Brasileira (FAB), o militar faz um juramento perante a Bandeira Nacional em que coloca sua vida a serviço da Pátria. A missão dessa força é manter a soberania do espaço aéreo nacional com vistas à defesa da pátria.

Os concursos para ingressar na Força Aérea Brasileira são realizados de acordo com a escolaridade exigida. Quem tem nível médio e técnico pode ingressar na FAB por meio dos concursos para o corpo de graduados e se tornar militar de carreira. Já aqueles que têm nível superior podem fazer concursos para oficiais temporários ou de carreira.

Para cumprir a missão de defesa do espaço aéreo, a Força Aérea Brasileira realiza diversas treinamentos e missões operacionais. Além disso, participa de ajudas humanitárias dentro e fora do País. O militar que ingressa na FAB deverá, recorrentemente, participar dessas missões.


Serviço Militar

O Serviço Militar obrigatório consiste na incorporação do cidadão às fileiras das Forças Armadas, por um período remunerado de cerca de um ano, após processo de seleção dos jovens alistados, conforme previsto na lei.

O soldado ingressa na Força Aérea apenas por meio do recrutamento obrigatório, podendo depois prestar exame de seleção interna para chegar até a graduação de cabo. Neste caso, ele permanece na FAB por até oito anos.

Carreiras

A situação do jovem que presta o Serviço Militar obrigatório, cumprindo o que determina a Lei do Serviço Militar, é diferente da situação do jovem que se inscreve para prestar concurso para uma das escolas da Força Aérea. O jovem aprovado em concurso seguirá a carreira das Armas e permanecerá na Força até passar para a chamada Reserva Remunerada (uma espécie de aposentadoria militar).

Todos os interessados podem ingressar na carreira militar participando dos exames de admissão para os cursos de formação de oficiais e formação de sargentos. Cada exame de seleção ou admissão dá acesso a um determinado quadro dentro da Aeronáutica.

A FAB oferece anualmente mais de 20 concursos para civis e militares que desejam progredir na carreira. Os civis que desejam ingressar no militarismo têm oportunidade de fazê-lo desde os 14 até os 42 anos.

Conheça a seguir as maneiras de fazer carreira militar na Aeronáutica.

Jovens

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar), situada em Barbacena (MG), oferece formação de nível médio e prepara os alunos para o ingresso na Academia da Força Aérea (AFA). Aqueles que concluírem a Epcar têm vaga assegurada no Curso de Formação de Oficiais Aviadores da AFA. O candidato precisa ter concluído o Ensino Fundamental, ser do sexo masculino e ter mais de 14 e menos de 18 anos.

Graduados

Para se tornar sargento da Força Aérea Brasileira, o candidato precisa ter menos de 24 anos e o Ensino Médio completo. O curso é realizado na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), com duração de dois anos ou 24 semanas, dependendo da área.

Os militares têm formação técnica e podem atuar em mais de vinte áreas, como controle de tráfego aéreo, eletricidade e instrumentos, eletrônica, meteorologia, administração, cartografia, informações aeronáuticas, entre outras. Ao receber o diploma, o aluno passa a graduação de 3º Sargento Especialista, podendo seguir carreira na FAB e, por meio de seleções internas, ter acesso ao oficialato.

Oficiais

A FAB forma oficiais de carreira na Academia da Força Aérea (AFA), mas também admite profissionais formados em faculdades civis. Localizada em Pirassununga (SP), a AFA forma os oficiais para a atividade fim da FAB, oferecendo os cursos de formação de Oficiais Aviadores, de Oficiais Infantes e Oficiais Intendentes. Os candidatos devem ter Ensino Médio e o mínimo de 17 e o máximo de 21 anos.

Os cursos de Aviadores e Intendentes são para ambos os sexos e o de Infantaria admite apenas candidatos do sexo masculino. O curso é de nível superior e tem duração de quatro anos. Ao formar-se o Cadete é diplomado Aspirante-a-Oficial da Força Aérea Brasileira e terá acesso ao generalato.

Quadros de apoio

Para as atividades de apoio, a FAB também admite, por meio de concurso público, homens e mulheres de diferentes formações, como profissionais de saúde, comunicação social, engenharia, direito, administração, tecnologia da informação, entre outros.

A FAB possui diferentes quadros de oficiais, que variam de acordo com a área de formação. Após aprovação na prova teórica, exames médicos e teste físico, o candidato passa por um curso de adaptação à carreira militar que dura em média 17 semanas (pouco mais de quatro meses) e é realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (Ciaar), em Belo Horizonte (MG).

Cada quadro tem uma exigência específica de idade para ingresso e diferentes progressões na carreira. O médico e engenheiro, por exemplo, podem chegar ao posto de Major-Brigadeiro. Já um jornalista ou advogado, ao posto de Coronel.

A FAB também abre esporadicamente oportunidades para oficiais temporários, nas quais os profissionais de áreas diversas podem permanecer na Força por até oito anos.

Homens e mulheres

Os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, oficiais de infantaria, capelães e algumas especialidades de sargentos restringem o ingresso apenas a homens.

Os demais concursos da FAB admitem candidatos de ambos os sexos. Hoje a Força Aérea já possui, por exemplo, mulheres aviadoras, pilotando inclusive aviões de caça.

Acesse o site da Força Aérea Brasileira, que conta com uma seção exclusiva sobre o ingresso nesta Força Armada.

Fonte:
Portal Brasil
Força Aérea Brasileira