Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Como lidar com uma oferta se você acabou de mudar de emprego

Como lidar com uma oferta se você acabou de mudar de emprego
Ao começar em um novo emprego, muita gente não espera receber uma nova proposta de trabalho. Deixar um novo emprego demanda um bom motivo, mas o que é realmente suficiente para quebrar um contrato e decepcionar sua nova empresa?

Por que você deveria considerar deixar seu novo emprego? Entre 10% e 25% dos funcionários deixam seus empregos antes de completarem seis meses, é o que diz a Korn Ferry, empresa especialista em gestão de pessoas. Isso prova que todo mundo tem suas razões para trocar de emprego, mesmo em horas inesperadas.

Talvez você tenha aceitado a primeira proposta por ser a melhor opção no momento, mas provavelmente você cogitaria sair por um desses pontos:

➣ Sua atividade ou a própria empresa não é exatamente o que foi prometido durante o processo seletivo
➣ O cargo exige muito treinamento e sua empresa não está estruturada para te dar isso
➣ No fim das contas, você não se sente compatível com a cultura da empresa
➣ A  empresa não pode cobrir a nova oferta recebida

De qualquer forma, o que jamais queremos é fechar uma porta ou “sair queimado” dessa situação e é exatamente esse sentimento que dificulta na hora da escolha. Como, então, fazer uma boa saída?

1. Prepare-se para a conversa
A hora de anunciar sua decisão é a mais difícil. Enfrentar seu chefe pode ser complicado e se você, de alguma forma, teme essa reação, tente montar um roteiro mental para direcionar o diálogo. Explique os porquês da sua decisão apresentando pontos positivos que o outro lugar te oferece e explique todo o raciocínio da mudança.

2. Dê feedbacks
Contribua para o desenvolvimento da empresa falando sobre sua experiência, mesmo que tenha sido um curto período. Conte o que mais te agradou na cultura e dia a dia da organização, o que não foi bacana e aquilo que tem potencial de mudar.

3. Calma, o cenário ainda pode mudar
Contrapropostas podem ser decisivas para você ficar na empresa em que está, caso a questão seja dinheiro. É uma forma da companhia valorizar e reter talentos. Se este for um ponto determinante, vale a pena considerar aceitar a contraproposta.

No fim das contas o que você precisa avaliar é o que faz mais sentido para você, focando em seus objetivos. Você será mais bem remunerado no outro emprego? A qualidade de vida lá é superior? Qual lugar oferece mais oportunidade de carreira e encaixa melhor no seu currículo?
Fonte: Love Monday