Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Sem dinheiro, Prefeitura desiste de assumir manutenção de áreas verdes

Sem dinheiro, Prefeitura desiste de assumir manutenção de áreas verdes
Desde 2014 o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) é responsável pela manutenção das áreas verdes de Araraquara. A autarquia é obrigada a conservar 104 praças, 120 canteiros centrais, 47 prédios públicos e 30 áreas de lazer. No total a autarquia assumiu a responsabilidade de roçar uma área que ultrapassa 1,2 milhão de metros quadrados. 

É uma enorme carga de serviço, que custa milhões de reais todos os anos e que deveria ser custeada pelo orçamento da Prefeitura de Araraquara. Com a transferência de responsabilidade o Daae viu seu orçamento anual encolher, os investimentos reduzirem ao longo dos anos e os problemas se acumularem. 

Hoje em Araraquara o tratamento de esgoto, que já foi referência e tinha mais de 95% de eficiência opera com pouco mais de 70%. A represa da estação de captação de água está tomada por terra o que compromete o serviço. Esses são apenas dois exemplos do que vai mal e deveria receber investimentos a curto prazo, mas faltam recursos. Isso sem levar em conta as constantes reclamações de vazamentos, muitos em virtude das antigas redes de distribuição, e os buracos deixados após os consertos que comumente levam semanas para serem tapados. 

O Daae quer devolver a manutenção de áreas verdes para a Prefeitura, o problema é que o município não tem condições de arcar com essa enorme despesa. 

"Iniciamos as tratativas com a Prefeitura desde o ano passado, mas chegamos a conclusão que a Prefeitura não tem condições de arcar com esse serviço. A Prefeitura está quebrada", afirmou hoje (28) de manhã o superintendente do Daae, Marcos Izidoro. 

O contrato de prestação de serviços do Daae termina em 2018 mas, segundo Marcos Izidoro, como o município não conseguirá retomar suas obrigações, a autarquia já começou a estudar um novo modelo de gestão do setor. Para isso serão necessários mais recursos. 

"Ampliar o contrato gera mais despesa sim, mas a autarquia tem condições de absorver esse impacto. Estamos fazendo a gestão como precisa ser feita para absorver esse serviço. O pior seria passar esse serviço para a Prefeitura, aí o município entraria em colapso", alertou Izidoro. 

Não há um custo estimado para a ampliação do serviço contudo, a ideia é aumentar equipes para atuar na manutenção das áreas verdes e diminuir as reclamações. 

"O Daae já está em estudo para a viabilização desse contrato para que possamos dar uma resposta mais rápida e ágil para toda a cidade", reforçou o superintendente. 

Reajuste 

Como normalmente novos gastos no serviço público vêm acompanhados de mais impostos, é possível que o contribuinte sinta no bolso as mudanças. Marcos Izidoro disse que em breve a tarifa de água terá reajuste. Ele garantiu, no entanto, que esse será um aumento padrão, feito todo ano em razão do aumento dos custos operacionais, sem relação direta com os novos contratos de manutenção das áreas verdes. 

"Não é vontade do Daae o reajuste, mas está previsto. Não temos um parâmetro ainda. Nós apresentamos uma planilha de custos e investimentos, mas não temos um percentual porque quem determina isso é a agência reguladora", concluiu Marcos Izidoro.
Fonte: A Cidade On