Hot Posts

6/recent/ticker-posts

Feira de Troca e Venda de Livros usados na Biblioteca Municipal

Feira de troca e venda de livros movimenta biblioteca
Até este sábado, dia 17, é realizada a 19ª edição da Feira de Troca e Venda de Livros, na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, organizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart.

Durante este período, a Feira disponibiliza cerca de 1.200 exemplares de livros, com destaque para clássicos, romances e infanto-juvenis, e o público pode trocar obras por outras ou adquirir novos títulos por preços que variam de R$ 1,00 a R$10,00 o exemplar.

Em entrevista ao programa Canal Direto com a Prefeitura, na segunda-feira (12), a supervisora técnica da Biblioteca Mário de Andrade, Célia Regina Longobardo, ressaltou que todo material disponível é encontrado em bom estado de conservação.

São edições disponibilizadas de doações recebidas e exemplares repetidos do acervo da própria Biblioteca e, vale destacar, não são trocados livros didáticos. Também para efeito de troca, o livro tem que estar bem conservado. E todo o montante financeiro arrecadado com a feira será investido na compra de novos livros para os usuários da biblioteca.

Grandes obras 

Célia Regina reiterou que entre as obras disponíveis são encontrados grandes autores, como Jorge Amado, Ken Follett, Machado de Assis, Pablo Neruda, Paulo Coelho, Stephenie Meyer, Ruth Rocha, Lúcia de Almeida Prado e Fernando Pessoa, entre vários outros escritores nacionais e internacionais.

Também estão disponíveis obras de literatura geral, psicologia, sociologia, história e religião, além de revistas e gibis.

Na entrevista, Célia Longobardo ressaltou a importância da feira. "Porque incentiva a leitura e faz o livro circular com as trocas".

E ainda explicou que os usuários ajudam na renovação do acervo da biblioteca com a sugestão de títulos. E que cabe à Prefeitura a compra de livros recém-lançados pelas editoras.

Acervos especiais 

A supervisora técnica acrescentou que a biblioteca possui dois acervos específicos, com acesso ao público através de visitas monitoradas ou com prévio-agendamento: o Acervo Pio Lourenço Corrêa, com livros de Mário de Andrade, e a Sala Lafayette Carvalho de Toledo, com material da antiga Escola de Belas Artes de Araraquara.

Célia acrescentou que a Biblioteca Municipal Mário de Andrade terá, em breve, cursos de capacitação e, no segundo semestre, abrigará o programa Viagem Literária, em parceria com o Estado.

A biblioteca fica na Rua Carlos Gomes, esquina da Avenida Espanha, no Centro, e funciona de segunda à sexta-feira, das 8 às 19h50, e aos sábados, das 9 às 11h50.